Aveiro

“Campos de Aveiro,
Manchas verdes de arroz,
E a vela dum barco moliceiro,
Que um pirata ali pôs.
A servir de moldura
O velho mar cansado;
E o céu alto a descer e a ter fundura
Na quilha dum arado.”

Miguel Torga

 

A “Veneza de Portugal”, como também é conhecida a cidade de Aveiro, situa-se na região centro de Portugal. Dista 55 Km a noroeste de Coimbra e 70 Km a sul do Porto.

 

Aveiro nasceu e cresceu junto à ria com o mesmo nome, onde o Rio Vouga abraça o mar. A cidade é atravessada por vários canais onde os turistas passeiam nos coloridos Barcos Moliceiros, que em tempos idos recolhiam e transportavam sargaço e algas.

 

O seu nome ficou a dever-se ao facto de, nos tempos dos romanos, existirem imensas aves na região, tendo a cidade sido baptizada de “Aviarium”.

 

Os edifícios estilo Arte Nova, situados junto ao canal principal, bem como os Ovos Moles, doce confecionado com ovos e açúcar são, também, outras das atracções da região.

 

Aveiro tem uma população de aproximadamente 80.000 habitantes, ocupa uma área de 197 Km2. Aveiro é capital de distrito e engloba  concelhos: Águeda, Albergaria-a-Velha, Anadia, Arouca, Aveiro, Castelo de Paiva, Espinho, Estarreja, Ílhavo, Mealhada, Murtosa, Oliveira de Azeméis, Oliveira do Bairro, Ovar, Santa Maria da Feira, Santa Maria da Feira, São João da Madeira, Sever do Vouga, Vagos, Vale de Cambra.

O que fazer

 

A ria e os canais são os símbolos de Aveiro e nada melhor do que começar a visita a esta cidade com um Passeio de Barco Moliceiro pelos quatro canais, onde podemos desfrutar de vistas maravilhosas sobre o centro histórico.

 

A Arte Nova que teve o seu apogeu no início do Séc. XX em virtude da nova burguesia endinheirada vinda do Brasil, ainda se encontra hoje bem vincada na arquitectura de diversos edifícios da cidade, motivo pelo qual merecem uma visita.

 

A Costa Nova, a cerca de 10 minutos de carro de Aveiro, é outro local da região a visitar. Este conjunto de casas coloridas e listadas, originalmente mais não eram que pequenos armazéns construídos pelos pescadores para guardarem o material da pesca e tinham o nome de “Palheiros”, mais tarde, quando as famílias dos pescadores chegaram à região os pequenos armazéns cresceram e ganharam as cores e as listas.

 

Os Ovos Moles, o doce mais típico de Aveiro, é algo que o visitante não pode deixar de provar. São vários os sítios onde se vendem estas delícias  (atenção que nem todos são certificados). Na Oficina do Doce podemos comprar ovos moles e acompanhar todo o processo de fabrico.

 

O Farol da Barra, construído no ano de 1893 e situado na praia da barra, é o maior farol de Portugal e o segundo da europa. Eleva-se a 64 metros acima do nível do mar e as suas riscas brancas e encarnadas limitam a linha do horizonte da Ria de Aveiro. Depois de subir os 291 degraus, descansar e respirar fundo, tem uma vista espectacular para a Reserva Natural das Dunas de S. Jacinto, para a abertura da barra e o Porto de Aveiro, e permite ter uma melhor noção da dimensão da Ria de Aveiro.

 

Outro ponto de interesse na região é o Museu Marítimo, localizado em Ílhavo, o museu existe desde 1937, testemunho da forte ligação das gentes desta terra ao mar e à Ria de Aveiro. A pesca do bacalhau nos mares da Terra Nova e Gronelândia, as fainas da Ria e a diáspora dos locais desta região ao longo do litoral português são as referências patrimoniais do Museu. Existe uma colecção impressionante de quatro mil conchas de todo o mundo, doada em 1965 pelo coleccionador francês Pierre Delpeut.

Festas e Romarias

 

As Festas da Ria, é uma das principais festas de Aveiro, com um papel tão importante na vida da região, a Ria tem uma festa que lhe é especialmente dedicada.O ponto alto das festas, que habitualmente se realizam em julho, é a regata de moliceiros, as coloridas embarcações típicas que se dedicavam à apanha da vegetação da ria, uma das actividades económicas tradicionais da população destes lugares.
Do programa das festas fazem parte também espectáculos, exposições, desportos radicais, mostras de artesanato e gastronomia.

 

As Festas de São Gonçalinho, prestam homenagem ao beato que nasceu no ano de 1190 e ficou conhecido por curar doenças dos ossos e por ser santo casamenteiro.
Estas festas demonstram o amor que as gentes de Aveiro nutrem por este Santo.
É tradição, durante os dias dos festejos, a população pagar promessas ao Santo, atirando cavacas do cimo da Igreja.

 

O Festival dos Canais é o mais recente evento cultural da cidade de Aveiro. Teatro, artes de rua, instalações artísticas, performances, workshops, atividades desportivas e de lazer, oficinas criativas, mercados de rua e Dj’s são algumas das sugestões que integram o programa do Festival que acontece no mês de julho e que conta, desde 2016, com dezenas de concertos espalhados por vários pontos da cidade.

Comer

 

Adega do Evaristo

Pequeno restaurante, bastante simpático e acolhedor. Serve pratos tradicionais portugueses tais como bacalhau, dobrada e rojões. Óptima relação preço qualidade.

Morada: Rua 31 de Janeiro, 14, 3810-076 Aveiro

Contacto: (+351) 234424780

 

 

Bacalhau&Afins

Este restaurante apesar de especializado em pratos de bacalhau, apresenta outras opções igualmente saborosas.  Muito bem localizado e com um atendimento muito competente.

Boa carta de vinhos.

Morada: Rua João Afonso, 13, 3800-198 Aveiro

Contacto: (+351) 234044045

 

 

O Bairro

Bem no centro de da cidade, no largo da praça do peixe, este restaurante prima pela excelente comida e pelo ambiente bastante agradável. Cozinha de autor onde predominam os produtos nacionais e tradicionais, sempre com uma visão moderna e de fusão.

As especialidades são, entre outras, Enguias da Joaquina, Posta à Bairro, Arroz de peixe e marisco à Bairro.

Morada: Largo da Praça do Peixe, 24, 3800-243 Portugal

Contacto: (+351) 234338567

 

 

Salpoente

Um dos restaurantes mais conhecidos da cidade, instalado num antigo armazém de sal. Este restaurante assume-se como especialista em bacalhau. A decoração é elegante e requintada.

Morada: Cais de São Roque, 83, 3800-256 Aveiro

Contacto: (+351)  915138619

Onde Ficar

 

Meliá Ria Hotel & Spa 4*

Localizado no coração da cidade, perto do centro de congressos, a 500 metros da estação de comboios e a uma hora de carro do aeroporto do Porto.

Possui restaurante, piscina interior e um spa-centro de bem-estar.

Todos os quartos e suites possuem casa de banho privativa, ar condicionado, TV LCD, telefone, mini-bar e acesso Wi-Fi gratuito.

Morada: Cais Da Fonte Nova, Lote 5, 3810-200 Aveiro

Contacto: (+351) 234 401 000

 

 

Hotel das Salinas – Estúdio Hotel 3*

Este pequeno hotel dispõe de 18 quartos, todos estão equipados com kitchenette (fogão, micro-ondas, frigorifico e lava louça).

Ideal para quem procura privacidade e independência.

A apenas cinco minutos a pé do centro da cidade.

Morada: Rua da Liberdade, n.º 10, 3810-126 Glória

Contacto: (+351) 234 404190

 

 

Hotel Aveiro Palace 4*

Este emblemático hotel de Aveiro, completamente renovado, situa-se no centro da cidade e sobre o canal central.

Quartos espaçosos, limpos e confortáveis.

Morada: Rua de Viana do Castelo, 4, 3800-275 Aveiro

Contacto: (+351) 234421885

 

 

Aveiro Rossio Bed & Breakfast

Este bed & breakfast encontra-se extremamente bem localizado, perto do largo do Rossio. Disponibiliza um salão partilhado, acomodações com acesso Wi-Fi gratuito e uma televisão de ecrã plano.

Todos os quartos dispõem de casa de banho privativa com chuveiro, produtos de higiene pessoal gratuitos e secador de cabelo.

Serve pequeno almoço.

Morada: Rua das Velas, 20, 3800-274 Aveiro

Contacto: (+351) 234 043 859

Gastronomia

 

A Gastronomia de Aveiro é rica e variada, tanto em pratos de carne como em pratos de peixe, no entanto, talvez fruto da herança deixada pelos pescadores que desde sempre povoaram esta região, as Caldeiradas de Enguias, as Enguias de Escabeche, a raia e o Bacalhau (Aveiro assume-se como a capital portuguesa do bacalhau) continuam a ser pratos muito típicos desta zona do país.

 

No que toca a doces, os Ovos Moles, criados pelas freiras do Convento de Jesus, são um símbolo da cidade. A massa do doce de ovos usada na receita é muito cremosa e resulta da junção de açúcar no ponto e de gemas de ovos muito frescos, são vendidos em pequenas barricas de madeira com desenhos de barcos moliceiros e outros motivos relacionados com a ria ou envoltos em hóstia apresentado as mais diversas formas marinhas (peixes, conchas, búzios, etc).

Artesanato

 

O artesanato da região é reconhecido pela produção de Cerâmica e Azulejaria, com desenhos e motivos simples e cores discretas, as peças mais procuradas são os pratos e as travessas.

 

Aveiro também se pode orgulhar da sua Latoaria, da Tecelagem, da Cestaria.

 

A modelagem de Miniaturas em Madeira de barcos de pesca, meios de transporte, alfaias complementam a oferta de produtos de artesanato deste região.

Praias

 

Praia da Torreira

Esta praia possui um extenso areal e está localizada entre a ria e o mar o que permite escolher entre a agitação das ondas e as águas calmas da ria. A beleza natural é contagiante. Dispõe de uma ciclovia para quem gosta de passeios de bicicleta junto ao mar.

 

 

Praia de São Jacinto

Situa-se em plena Reserva Natural das Dunas de São Jacinto e é considerada uma das praias mais bonitas de Portugal.

Os passadiços de madeira estão harmoniosamente construídos de maneira a causar o menor impacto visual e ambiental. Nesta praia respira-se tranquilidade.

 

 

Praia da Costa Nova

Praia muito conhecida pelas suas casas coloridas de várias cores, com riscas verticais e horizontais.

Ambiente bastante alegre e descontraído, com imensos restaurantes, bares e esplanadas.

Fotos

Mapa

Mais em Aveiro