Casa de Gouvães

Ao encontro do silêncio

 

No cimo de uma encosta, na aldeia de Gouvães do Douro (perto de Pinhão, concelho de Sabrosa), com uma vista deslumbrante para o vale do Douro Vinhateiro, encontramos a Casa de Gouvães.

 

MOSTRAR MAIS ↓

 

Este projecto de turismo rural nasceu da vontade de recuperar uma ruína de uma casa típica da região que, depois de ano e meio de obras de construção e restauro, deu origem a uma excelente casa onde o xisto é elemento bem presente.

 

 

A Casa 

A casa tem capacidade para 6 pessoas com 3 suites e é alugada em exclusivo. Pode preparar as suas refeições na cozinha totalmente equipada ou, pode optar pelo serviço de refeições que a casa disponibiliza, podendo assim provar as iguarias da região duriense sem sair do conforto do seu “lar”.

Um delicioso pequeno almoço é servido todos os dias, na sala de estar, pela Carla, a governanta que está sempre pronta a ajudar.

 No exterior conta com uma agradável piscina, terraços panorâmicos, zona de churrasco e ainda um anexo utilizado como sala de jogos, junto à piscina.

As vistas são incríveis, tanto da enorme janela da sala, como das varandas de dois dos quartos ou até, imagine-se, do tecto envidraçado das escadas que ligam ao 1.º andar da casa.

A decoração de toda a casa, foi pensada ao detalhe, todas as peças contam uma história, criando uma atmosfera duriense do século XIX. Sentindo-se num verdadeiro e confortável ambiente familiar.

 

 

Nas redondezas do Hotel

Também é possível aproveitar a estada na Casa de Gouvães para dar belos passeios pela região. Na margem direita do rio Douro, bem perto da casa, podemos encontrar a vila de Pinhão, que no século XIX era considerada o Centro Económico geográfico da região Demarcada do Vinho do Porto e onde ainda hoje se encontram algumas das mais importantes quintas do Douro. Dali saiam os barcos rabelos que transportavam o Vinho do Porto em direcção a Vila Nova de Gaia. A estação de comboio de Pinhão é uma das mais bonitas do país, com azulejos oitocentistas que retratam, na perfeição a faina duriense e as suas fantásticas paisagens, todas as fachadas de azulejos estão em perfeito estado.

Existem várias quintas que podem ser visitadas, como a Quinta das Carvalhas,  a Quinta de la Rosa ou a Quinta do Seixo, que oferece uma vista lindíssima sobre o rio Douro.  Em todas as quintas, o visitante terá oportunidade de conhecer a suas histórias, as suas instalações e de provar os seus vinhos.

Outro ponto de paragem obrigatória é o Miradouro de Casal de Loivos (a cerca de 15 minutos da casa), aqui é possível contemplar a vista maravilhosa sobre o douro e as suas encostas. Para muitos a melhor vista do Douro.

 

 

Localização:

Morada: Casa de Gouvães, Rua Central, Apartado 24,

Gouvães do Douro, Sabrosa, Vila Real

Contacto: (+351) 91 792 13 20

Fotos

Mapa