Início

“Está a fermosa terra situada
Numa planície fresca e deleitosa
A huma rocha íngreme encostada,
Donde o Castelo a mostra mais fermosa;
De dous alegres rios rodeada,
E de fresca verdura graciosa, vales ao redor verdes, sombrios,
Que cortam mansamente os brandos rios”

Francisco Rodrigues Lobo

 

No centro litoral do país, entre o Rio Lis e o Castelo nasceu Leiria, a sua fundação é contemporânea do movimento de reconquista cristã, foi D. Afonso Henriques, primeiro Rei de Portugal, que depois de conquistar Leiria, mandou construir o seu Castelo.

Desde sempre que o Castelo de Leiria permaneceu como símbolo monumental da cidade e da sua história.

Leiria é o centro de uma região em franco desenvolvimento, a agricultura, a pecuária, as indústrias de moldes, a cerâmica, os plásticos, são algumas das indústrias da região.

A paisagem da região é marcada por um extenso pinhal que se prolonga até ao litoral, grande parte plantado pelo Rei D. Dinis (o Lavrador).

Leiria, tem uma população de 126 897 habitantes, ocupa uma área de 565 Km2 e é capital de Distrito composto por 16 Concelhos: Alcobaça; Alvaiázere; Ansião; Batalha; Bombarral; Caldas da Rainha; Castanheira de Pera; Figueiró dos Vinhos; Leiria; Marinha Grande; Nazaré; Óbidos; Pedrógão Grande; Peniche; Pombal; Porto de Mós.

O que fazer

O Castelo de Leiria, é o monumento mais conhecido e um verdadeiro símbolo da cidade. Grandioso e imponente, dentro das suas muralhas respira-se história e goza-se de uma vista fantástica de toda a cidade, especialmente se subirmos ao cimo da sua Torre de Menagem. O Castelo encontra-se bem conservado e, nos dias de mercado medieval, parece que recuamos aos tempos da idade média.

A Praça Rodrigues Lobo é a principal praça da cidade, o coração da cidade, rodeada de cafés, bares, restaurantes e comércio, com uma vista soberba para o castelo. A praça encontra-se totalmente vedada ao trânsito, é um local de excelência para sentir a cidade, muitas vezes é utilizada para “palco” de diversas atividades artísticas e culturais.

A Sé de Leiria, localizada em pleno centro da cidade, mandada construir no Séc. XVI, em consequência da criação da diocese de Leiria. Está classificada como monumento nacional desde 2014. A arquitetura é simples, mas com pormenores de grande beleza.

O Museu de Leiria é outra das atrações desta cidade, este museu, com uma área de exposição de aproximadamente 1000 m2, conta a história da cidade através de diversas coleções artísticas municipais e de milhares de peças arqueológicas, possui ainda peças de mobiliário, cerâmica, vidro e pintura antiga e contemporânea.

Festas e Romarias

A festa anual da cidade Leiria designada por Feira de Maio ocorre geralmente durante todo o mês de maio e é uma das maiores feiras da região. O recinto da feira ocupa uma área de 50.000 m2 e conta todos os anos com a presença de, aproximadamente, 500.000 visitantes e mais de duas centenas de expositores, em diversas áreas das diferentes atividades económicas. Existem mostras de gastronomia, e artesanato. As associações e juntas de freguesias têm um grande envolvimento, todos os anos na Feira de Maio.

Outro evento relevante é a Leiria Medieval, ocorre em julho e durante três dias, o castelo e o centro histórico são invadidos por uma intensa atmosfera medieval, a cidade regressa ao passado. Os visitantes podem sentir, verdadeiramente, como era a vida em Leiria nos tempos dos Reis. As ruas e ruelas enchem-se e podemos ver mercadores, nobres, cavaleiros, artesãos, místicos e artífices. Há ainda lugar para um desfile de personagens históricas, demonstração de armas, ceia medieval e atuação do bobo.

Comer

Apartado 28

O apartado 28, é mais que um café. É um lugar ecléctico onde pode  deliciar-se com um brunch, com os deliciosos croissantes quentinhos vindos directamente de França, beber um dos inúmeros cocktails existentes, um bom copo de vinho…e ficar à conversa entre amigos ao som de jazz. Um lugar com muita alma.

Saiba mais sobre o Apartado 28

Morada: Rua Almeida Garret, 2400-137 Leiria

Contacto: (+351) 244 471 696

 

Esplanada do Jardim

Um espaço muito descontraído e agradável, situado no jardim de Leiria, na praça Luís de Camões. Na esplanada tem o Castelo de Leiria como tela. As refeições são muito bem confeccionadas, desde das entradas até à sobremesa. Durante a semana tem menus sempre diferentes à hora de almoço.

Morada: Jardim Luís de Camões, 2400-172 Leiria

Contacto: (+351) 244 735 436 / (+351) 927 547 317

 

Casinha Velha

Restaurante familiar e bastante acolhedor, a cozinha é caseira e saborosa. Possui forno a lenha, essencial nas receitas desta casa.

Destaque para a carta de vinhos que conta com mais de 1000 referências.

Morada:Rua Professores Portelas Nº23, 2415-534 Leiria

Contacto: (+351) 244 855 355

 

Tromba Rija

Situado numa pequena localidade perto de Leiria, o restaurante Tromba Rija é uma casa rústica e confortável, o profissionalismo do serviço e a qualidade dos produtos é a nota dominante há mais de 50 anos. Deve o seu nome à feijoada que ainda hoje consta da lista.

Morada: Rua Professores Portela, 22, Marrazes, Leiria, Leiria

Contacto: (+351) 244852277

 

Cervejaria João Gordo

Espaço de culto da cidade, é o sítio certo para quem procura um bom petisco.

O atendimento é bom, o espaço é agradável e a comida saborosa.

Os mariscos são variados e bem frescos.

Morada: Rua Dom Carlos I 29, 2415-406 Leiria

Contacto: (+351) 244 881 483

 

Mata Bicho – Taverna Real

Espaço inspirado nas tradicionais tavernas portuguesas, a Taverna Mata Bicho situa-se bem no coração de Leiria, na Praça Rodrigues Lobo. Ambiente acolhedor, grande variedade de pratos, serviço rápido e profissional.

Morada: Praça Rodrigues Lobo 3 | Edifício Zuquete, 2400-217 Leiria

Contacto: (+351)244 821 723

 

Chico Lobo

Ponto de encontro no centro histórico de Leiria, na Praça Francisco Rodrigues Lobo, sempre com o Castelo no horizonte. Pode almoçar ou lanchar ou simplesmente petiscar. À noite também funciona como bar.

Morada: Praça Rodrigues Lobo 5, 2400-217 Leiria

Contacto: (+351)244 836 256

 

Espaço Eça – Coffee & Wine

Uma cafetaria gourmet que evoca a memória e o legado de Eça de Queiroz. Um espaço muito acolhedor onde pode provar deliciosas especialidades tipicamente portuguesas e bons vinhos a copo com uma excelente relação qualidade/preço.

Dispõe de uma biblioteca com os clássicos da literatura portuguesa e da literatura contemporânea, dando destaque a Eça de Queiroz.

Morada: Rua Barão de Viamonte, 10 A, Leiria

Contacto: (+351)244 091 950

Onde Ficar

Tryp Leiria 4*

Localizado no centro da cidade, aberto desde 2015 o Hotel TRYP Leiria tem 70 quartos, restaurante, bar Lounge e três salas de reunião, completamente equipadas, com capacidade para 200 pessoas.

Para saber mais sobre o Tryp Leiria

Morada: Rua Manuel Simões Maia, 2415-520 Leiria

Contacto: (+351) 244249900

 

 

 

 

Lisotel – Hotel & Spa 4*

 

Localizado a 7 Km do centro da cidade, o Lisotel – Hotel & Spa é o primeiro hotel temático do concelho de Leiria. Esta moderna unidade hoteleira, conta com sete temas diferentes e presta homenagem às principais histórias de amor da região, proporcionando aos seus hóspedes conforto e tranquilidade.

 

 

Morada: Estrada nacional 109, Km 161,4, 2415-206 Regueira de Pontes, Leiria

Contacto: (+351) 244820460

 

 

Palace Monte Real 4*

 

Localizado a 15 Km de Leiria e integrado numa vasta propriedade privada de 24 hectares, o Palace Monte Real tem vista para o verde e para a tranquilidade.

Possui 2 campos de ténis, 18 buracos de mini-golfe, parque infantil, lago artificial, jardins, bar e esplanada.

Tem 101 quartos, sendo 1º comunicantes e 5 suites.

 

Morada: Rua de Leiria, Monte Real 2425-039, Portugal

Contacto: (+351) 244 618 900

Gastronomia

A tradição culinária da região de Leiria é bastante rica e diversificada e, sobretudo, deliciosa.

Trata-se de uma gastronomia reconhecida pela sua criatividade, onde a mistura de diferentes alimentos e ingredientes geram pratos inusitados e saborosos. No litoral da região, predominam os pratos à base de frutos do mar, tais como a Sopas de Mariscos, Grelhados e Caldeiradas de Peixe. Na interior e nas serras imperam os sabores das Carnes e dos Queijos de Ovelha e Cabra, que marcam os pratos, como a Sopa Saloia de Hortaliça e Feijão e o Guisado com Carne de Carneiro, o Frango na Púcara, as Migas de Leiria, De destacar a popular Chanfana de Chainça (localidade perto de Fátima), prato típico feito à base de carne de cabra (velha) que depois de marinar durante uma noite vai a cozer numa sertã em lume brando, juntando aos poucos e poucos o molho da marinada, a confeção deste prato é bastante demorada.

No fim, a carne é colocada numa “cama” de fatias de pão e coberta com o molho.

Na gastronomia da região também se destaca a sua doçaria, em especial a doçaria conventual, o Pão de Ló de Alfeizeirão e as Tortas de Aljubarrota merecem ser provadas pelo visitante.

Mas o doce típico da cidade de Leiria é, sem sombra de dúvidas, a Brisa do Lis, feito á base de amêndoa, açúcar e ovos, é muito procurado tanto pelos locais como pelos visitantes.

Este doce conventual está associado ao antigo convento de Santana (entretanto demolido), onde as religiosas o fabricavam. Segundo se conta, o segredo do fabrico das Brisas do Lis terá sido passado por uma freira a uma sua amiga, proprietária do Café Colonial. Com o tempo o fabrico das Brisas do Lis foi-se espalhando pelas pastelarias de Leiria.

Artesanato

Em termos de artesanato a região de Leiria é bastante conhecida pelos seus barros envernizados, porcelana (famosa pelas loiças de caldas da Rainha) vimes, colchas e tapeçaria. No entanto o fabrico dos vidros da Marinha Grande continua ainda a dominar o artesanato do distrito de Leiria.

Praias

Praia do Pedrógão

Praia Leiria
Praia do Pedrogão

É a praia mais próxima de Leiria, praia grande, com extenso areal e ótimas esplanadas à beira mar.

Esta praia é agradável, limpa e calma, ideal para passar momentos em família e para longas caminhadas.

O famoso festival da sardinha ocorre nesta praia durante o mês de julho.

 

Praia de São Pedro de Moel

Uma das praias mais belas da região, as vistas são fantásticas e o farol é muito bonito.

A envolvência é soberba, o casario muito bem conservado e o verde do pinhal combinam na perfeição.

A praia é magnífica, extensa, mas com mar quase sempre muito revolto.
Existe uma ciclovia (Ciclovia do Atlântico) que permite longos passeios, quer a pé, quer de bicicleta.

 

Praia da Vieira

Depois de atravessar o pinhal, chega-se à Praia da Vieira, que é, ainda hoje, uma ótima estância turística e de veraneio, com boas infraestruturas.
A marginal, de calçada à portuguesa, dá um toque muito característico à praia.

Possui, ainda, um parque de estacionamento com uma área bastante generosa.

 

Praia da Foz do Arelho

A Praia da Foz do Arelho, junto à Lagoa de Óbidos, é uma praia de extenso areal com ótimas esplanadas e bons restaurantes. Esta praia é famosa pelo seu mar selvagem.

A Praia da Foz do Arelho oferece ao visitante duas realidades bem diferentes entre si, de um lado praia de mar aberto, muito apreciada pelos surfistas, do outro a Lagoa de Óbidos, calma e serena, adorada pelos mais pequenos. Atenção, a temperatura baixa da água é a imagem de marca desta praia.

Fotos

Video

Mapa

Mais em Leiria