Lisboa

Cidade das sete colinas

A cidade mais ocidental da Europa na costa atlântica europeia, situada no estuário do rio Tejo. Uma cidade de luz construída sobre 7 colinas. Definitivamente Lisboa está na moda, nos últimos prémios do World Travel Awards, Lisboa  foi eleita “Melhor Cidade Destino” e “Melhor Destino City Break” a nível mundial.

Pela sua localização geográfica, pelos seus 800 anos de história, pela gastronomia, pela luz que só ela tem, pelo Tejo, pelas pessoas, pelos bairros, pelos eléctricos, pela ginjinha, pelos pasteis de Belém, pelo fado, miradouros, museus e jardins, Lisboa espera por si e vai deixar-lhe saudade!

O que fazer

Lisboa, está dividida em vários bairros, todos eles com características muito próprias.

A Baixa, é o coração da capital, numa Lisboa geometricamente desenhada. É a praça Luis de Camões, a Rua Garret, o Rossio, a Rua Augusta, animadas pelo comércio tradicional,  artistas de rua e cafés. Entre a Rua do Ouro e o Largo do Carmo encontra-se o Elevador de Santa Justa, inaugurado em 1902, é um dos mais belos exemplos da arquitectura de Ferro. As ruas solarengas vão dar à lindíssima praça Terreiro do Paço, considerada uma das bonitas do mundo. Uma praça cheia de vida, que durante séculos foi a porta real de Lisboa, onde pode subir ao Arco Triunfal, e desfrutar de uma vista onde o rio Tejo é o protagonista. Um pouco à frente fica a renovada Ribeira das Naus, o novo jardim da zona ribeirinha da capital, com uma extensão de 19 quilómetros.

MOSTRAR MAIS ↓

O Bairro Alto de ruas quinhentistas é um local onde várias gerações se cruzam, durante o dia tem uma vida calma e castiça, típica de um bairro e à noite transforma-se num frenesim com jovens à procura de diversão e convívio entre inúmeros bares e restaurantes.

Um pouco mais a cima fica o Príncipe Real com o seu jardim centenário, transformou-se num local de charme com muitas galerias, ateliês e lojas trendy. Na Avenida da Liberdade, encontram-se as lojas com as grandes marcas de luxo, uma bonita avenida com árvores centenárias, muitos cafés, bares e quiosques.

No meio de um labirinto de ruas estreitas e casas antigas, mora a alma de Lisboa –  Alfama – onde se ouve o fado se festeja os “santos populares” e na colina mais alta de Lisboa encontramos o Castelo de S. Jorge, o monumento mais visitado em Portugal. O visitante pode subir às torres, caminhar entre muralhas, visitar o antigo Paço Real, visitar as ruínas arqueológicas do século VII e através do periscópio, na Torre Ulisses, observar toda a cidade de Lisboa.

O novo Campo das Cebolas, onde no século XV era um dos locais de comércio de produtos agrícolas, e durante as últimas décadas serviu de parque de estacionamento, está agora de cara lavada. É agora um espaço ajardinado com um parque infantil e vários restaurantes com esplanadas. Aqui fica a conhecida Casa dos Bicos e a Casa das Varandas.

Muitos são os monumentos emblemáticos que testemunham muitos anos de história.

Na zona de Belém, de onde partiram as naus é onde os Descobrimentos são celebrados, encontramos a Torre de Belém, um dos símbolos da cidade, obra de D. Manuel I, no século XVI, para defesa da margem norte do rio Tejo. Ao lado fica o Padrão dos Descobrimentos, monumento em forma de caravela, inaugurado em 1960 em celebração dos 500 anos da morte do Infante D. Henrique. Em frente ao jardim da Praça do Império, fica o Mosteiro dos Jerónimos, Património Mundial da Unesco. Foi inaugurado em 1601 pelo rei D. Manel I, para comemorar a viagem de Vasco da Gama à India. Aqui se encontram sepultados, D. Manuel I, D. João III, Luís de Camões e Vasco da Gama. Um pouco mais à frente encontrará os famosos pastéis de Belém, que desde 1837 utilizam a mesma receita para confeccionarem os pastéis de nata, que para muitos são os melhores pastéis do mundo. É quase obrigatório, numa visita a Lisboa provar os famosos pastéis.

Do outro lado da margem está o Cristo-Rei de braços abertos a proteger a cidade. A obra foi inspirada no Cristo Redentor do Corcovado.

O Parque das Nações, ao longo de 5 km à beira-rio é das zonas mais recentes. Um zona industrial, transformada para abrigar a Expo 98 que após a exposição continuou a crescer e modernizar-se. Uma Lisboa contemporânea, com espaços de lazer e cultura. É nesta zona que se encontra o oceanário, considerado pela TripAdvisor , o melhor aquário da Europa e o segundo do mundo.

Numa cidade de colinas, não podiam deixar de existir inúmeros miradouros, construídos em grandes terraços ou jardins com vistas deslumbrantes sobre o poderoso Tejo, sobre o castelo, os bairros históricos e as cúpulas e torres das muitas igrejas.

A 30 minutos de Lisboa fica a conhecida vila de Cascais. Quer vá de comboio ou de carro, a vista a que vai ter direito é simplesmente linda. Do rio ao mar vai estar sempre bem acompanhado por água. As antigas casas de veraneio vão surgindo perto do Estoril. As esplanadas aparecem nas sucessivas praias, chega a um local que cheira a férias e literalmente a mar. Os surfistas fazem habilidades nas ondas e o tempo parece andar mais devagar. Na pitoresca vila piscatória de Cascais é tempo para sentar-se, num banco de jardim ou numa esplanada, deixar o bulício da capital e simplesmente ali ficar a apreciar os veleiros na marina. Para os apreciadores de gelados, não pode deixar de provar um dos melhores gelados de sempre, os gelados do Santini. Ir até à praia do Guincho  e conhecer a sua praia selvagem, faz parte da descoberta.

Imperdível é não ir conhecer Sintra, Património Mundial na categoria “Paisagem Cultural”. Mística e maravilhosa, Sintra é uma vila que saiu de um livro de contos de fadas. Palácios e parques, casas senhoriais, bosques, palacetes e chalets inseridos no meio de uma exuberante vegetação, extensos troços amuralhados que coroam os mais altos cumes da Serra. O Parque e Palácio da Pena que são o expoente máximo do Romantismo do século XIX. O Palácio da Pena foi pelo European Best Destinations, como o castelo mais belo do velho Continente. Entre a Quinta da Regaleira, o Castelo dos Mouros, o Palácio de Seteais, passeios de charrete, deliciar-se com os travesseiros no emblemático café Piriquita, muito existe para descobrir no monte da lua, nome dado pelos romanos a este pedaço de terra abençoado.

De regresso à cidade, não deixe de andar no eléctrico, uma das melhores maneiras de conhecer os bairros históricos. O mais conhecido é o nº 28, mas existem muitos.

Acabe a noite, num jantar à luz das velas, a ouvir tão “nosso” fado, acompanhado de um bom vinho português… E silêncio, porque se vai cantar o fado. Desfrute!

Festas e Romarias

Grandiosos Festejos em honra de Santo António, Lisboa

Festas em honra de São Vicente, Lisboa

Festas em honra do Senhor dos Passos da Graça, Graça, Lisboa

MOSTRAR MAIS ↓

Festas em honra de Santo Amaro, Alcântara, Lisboa

Festas em honra de Nossa Senhora da Luz, Carnide, Lisboa

Festas de Nossa Senhora da Saúde, Lisboa (Mouraria)

Comemorações da Solenidade do Corpo de Deus, Lisboa (Baixa)

Festas em honra de Santa Isabel, Santa Isabel, Campo de Ourique, Lisboa

Festas em honra de Santo António, Oeiras

Festas em honra de Santo António – Loures

Festas de Nossa Senhora dos Navegantes/Festas do Mar – Cascais

Festas em honra do Senhor Jesus dos Navegantes – Paço de Arcos

Festas em honra de São Sebastião (último fim-de-semana de Janeiro) Sobreiro Curvo, Torres Vedras

Festas em honra de São Pedro – Sintra

Festas em honra de Santo Estêvão – Odivelas

Festas de Nossa Senhora de Fátima (fim-de-semana mais próximo do 13 Maio) Póvoa de Santa Iria

Festas em honra de S. João Baptista (24 de Junho e os 5 dias anteriores ou posteriores) Assenta, Torres Vedras

Festa do Colete Encarnado (1º fim-de-semana de Julho) Vila Franca de Xira

Festas de Nossa Senhora da Boa Viagem (3º fim-de-semana de Agosto) Ericeira

Festas de Nossa Senhora da Piedade (1º fim-de-semana de Setembro) Póvoa de Santa Iria

Festas em honra de Nossa Senhora da Natividade (1º fim-de-semana de Setembro) Mem Martins

Festas em honra de Santo António – Venda do Pinheiro, Mafra

Comer

 

 

Palácio Chiado

Num palácio do Séc. XVIII, entre obras de arte e frescos oitocentistas, podemos viver seis experiências gastronómicas.

O restaurante Farrobodó oferece, em forma de petiscos, os sabores clássicos de Portugal.

Outro dos espaços é o restaurante SEA by Local, inspirado no mar, apresenta salada de polvo, camarão em azeite e diversos Poke Bowls (prato de origem havaiana).

Para os amantes de sushi, o Palácio dispõe do restaurante Suschic Chiado by Suschic, aqui o sushi funde-se com sabores verdadeiramente portugueses.

A alimentação saudável não foi esquecida e o Local Chiado criou receitas que fomentam o consumo da proteína vegetal, comida que sabe bem e faz bem é o lema deste espaço.

Num palácio que se preze não pode faltar a carne, e quando se fala em carne, fala-se em Atalho, por isso no Meat Bar by Atalho pode saborear as melhores carnes da cidade.

O último espaço é o Bacalhau Lisboa, aqui a tradição ainda é o que era e podemos encontrar os pratos típicos de bacalhau como o bacalhau à brás, bacalhau com broa ou o clássico bacalhau com natas, sem esquecer as pataniscas.

Morada: Rua do Alecrim, 70, 1200-108 Lisboa

Contacto: (+351) 210 101 184

 

 

El Gordo-Sul Americano

Um dos melhores restaurantes sul americanos da cidade, as carnes são uma perdição e a feijoada é verdadeiramente brasileira. No bar são preparadas caipirinhas e margaritas, divinais, ao estilo sul americano. O Chef Cláudio Silame veio propositadamente do Brasil para comandar a cozinha

Morada: Rua do Alecrim, 23, 1200-052 Lisboa

Contacto:(+351)213 461 337

 

 

Segundo Muelle

Neste restaurante de sabores peruanos, podemos provar o famoso ceviche, que consiste em peixe cru marinado em citrinos, e outros pratos, que resultam da fusão da cozinha peruana com outras culturas, como o Nikei (de fusão de cozinha japonesa) ou o chifa (de fusão chinesa). No capítulo das bebidas, aqui o Pisco é rei.

Morada: Praça D. Luís I, 30, loja 4b, 1200-148 Lisboa

Contacto:(+351)931 169 158

 

 

Bairro do Avillez

Localizado no coração do Chiado, este enorme espaço gastronómico, com mais de 1000 m2, reúne diversos conceitos de restauração sob o mesmo tecto. Existe uma Mercearia com produtos gourmet nacionais e internacionais, com destaque para os queijos e enchidos; a Taberna é outros dos espaços deste bairro, aqui pode-se petiscar pratos tradicionais portugueses num ambiente informal e acolhedor; no Páteo saboreia-se peixe e marisco, sempre fresquíssimos; o Beco-Cabaret Gourmet oferece uma experiência surpreendente que funde a alta cozinha com o glamour de um cabaret e, por último, a Cantina Peruana, restaurante de autor (Chef Diego Muñoz) que apresenta a cozinha peruana no seu melhor.

Morada: Rua Nova da Trindade 18, 1200-466 Lisboa

Contacto: (+351) 215 842 002

Onde Ficar

Verride Palácio Santa Catarina 5*

Um dos mais recentes hotéis de Lisboa, o edifício do Séc. XVIII foi totalmente recuperado, mantendo a traça antiga e alguns pormenores da época. Hotel de charme, apenas com 19 quartos, proporciona uma experiência exclusiva e luxuosa. A vista sobre Lisboa é soberba, e no restaurante e rooftop chega a ser de 360 graus.

Morada: Rua de Santa Catarina, 1, 1200-401 Lisboa

Contacto: (+351) 211 573 055

 

Pousada de Lisboa 5*

Localizada no centro de Lisboa, este Small Luxury Hotel junto ao Rio Tejo em plena Praça do Comércio possui quartos elegantemente decorados num estilo clássico, com vistas para a Praça do Comércio e Rua do Ouro.

Morada: Praça do Comércio, 31-34, 1100-148 Lisboa

Contacto:(+351) 210 407 640

 

Hotel Palácio do Governador 5*

Da antiga casa do governador da Torre de Belém surge este magnífico hotel fruto de uma primorosa recuperação. O Hotel situa-se em pleno centro histórico de Belém, junto ao Rio Tejo e a monumentos, como a Torre de Belém e o Mosteiro dos Jerónimos.

Morada: Rua Bartolomeu Dias, 1400-030 Lisboa

Contacto:(+351) 922 959 908

 

Pestana Palace Lisboa 5*

Este hotel instalado num antigo Palácio do Séc. XIX, situa-se perto dos principais monumentos da cidade como a Torre de Belém, Centro Cultural de Belém, Mosteiro dos Jerónimos, MAAT-Museu de Arte Arquitectura e Tecnologia. Possui duas piscinas (interior e exterior) Spa e um belo jardim.

Morada: Rua Jau 54, 1300-312 Lisboa

Contacto:(+351) 213 615 600

 

Myriad by Sana Hotels 5*

Hotel de 5 estrelas cheio de requinte. Dispõe de uma vista deslumbrante sobre o rio Tejo. Situado na zona do Parque das Nações, muito perto do aeroporto e a 10 minutos de carro centro histórico de Lisboa.

Morada: Cais das Naus, lote 2.21.01, 1900-173 Lisboa

Contacto:(+351) 211 107 600

 

Hotel Vila Galé Opera 4*

Situado em frente ao rio Tejo, próximo do centro de congressos de Lisboa. Este hotel está a poucos minutos da zona de Belém e do centro histórico de Lisboa. Trata-se de um hotel temático, inspirado na ópera e na música clássica.

Morada: Travessa Conde da Ponte, 1300-141 Lisboa

Contacto:(+351) 213 605 400

 

Hotel Tivoli Oriente 4*

Hotel localizado no Parque das Nações, muito central, ao lado da Gare do Oriente e do Centro Comercial Vasco da Gama.

Morada: Av. D. João II, 27, 1990-079 Lisboa

Contacto:(+351) 218915100

Gastronomia

Em Lisboa, cidade antiga e moderna, cruzam-se sabores e cheiros de muitas gastronomias. Os lisboetas gostam especialmente da cozinha tradicional portuguesa, onde se incluem os petiscos (pastéis de bacalhau, peixinhos da horta, pataniscas de bacalhau, ovos verdes…) que têm mais sabor quando nos sentamos numa tasca de bairro para desfrutar uma refeição. A acompanhar o repasto os portugueses elegem o vinho, ou não fosse Portugal um país de grande tradição vinícola, e há vinhos adequados a cada prato.

MOSTRAR MAIS ↓

Uma cidade também se conhece através da sua gastronomia e tradições bairristas. Em junho, nos bairros de Alfama, Bairro Alto, Bica e Graça, cheira a sardinha assada, festeja-se o santo António e outros santos populares. A animação e o petisco, bem regado, andam de braço dado até de madrugada. No outono o aroma das castanhas assadas espalha-se pelas ruas e comê-las “quentinhas” é um prazer.

Lisboa oferece inúmeros locais onde podemos apreciar as especialidades gastronómicas, desde o mais luxuoso, com cozinha contemporânea, de famosos chefs ou cozinha de fusão à característica tasca de bairro, passando pelo pequeno restaurante onde o cheiro intenso a especiarias nos transporta para paragens longínquas.

No que diz respeito à “gastronomia lisboeta” várias opiniões se têm manifestado ao longo dos tempos.

Embora não haja consenso nesta matéria, consideram-se pratos típicos de Lisboa os seguintes: sopa rica de peixes, ovos verdes, peixinhos da horta, fava-rica, bacalhau à Brás, pataniscas de bacalhau, meia-desfeita, pescada à lisboeta, lebre à Bulhão Pato, amêijoas à Bulhão Pato, bife à Marrare ou bife à Café, iscas com elas, meia-unha com grão, perdizes à Convento de Alcântara, pivetes guisados. O bolo-rei, as broas castelar, as farturas, os pastéis de nata ou pastéis de Belém e as raivas de Lisboa são referidos como doces típicos da cidade.

Entrar num café ou sentar-se numa esplanada e deliciar-se com a nossa pastelaria, onde se destacam os famosos pastéis de Belém ou pastéis de nata, e beber uma bica é um ato de culto em Lisboa.

Beber uma ginjinha, com ou sem elas, ou saborear um pirata em casas típicas da especialidade na Baixa é um ritual indispensável para muitos alfacinhas.

Fonte: Câmara de Lisboa

Artesanato

Lisboa, não tem artesanato típico, o que é feito são peças mais modernas que podem ser encontradas nas lojas do Bairro Alto e Chiado. Apesar de existirem muitas lojas, onde se pode comprar artesanato do país inteiro. Existem também feiras, onde se pode comprar artesanato, nomeadamente no Jardim da Estrela que acorre todos no primeiro fim-de-semana de cada mês.

Praias

Apesar de no concelho de Lisboa não existirem praias, o seu distrito está repleto de muitas praias para todos os gostos. Eis algumas mais conhecidas.

Praia da Ursa, Colares, Lisboa;
Praia do Guincho, Cascais, Lisboa;

MOSTRAR MAIS ↓

Praia de Carcavelos, Cascais, Lisboa;
Praia do Magoito, Sintra, Lisboa;
Praia da Adraga, Sintra, Lisboa
Praia Peralta, Lourinhã, Lisboa;
Praia da Areia Branca, Lourinhã, Lisboa;
Praia de São Julião, Ericeira, Lisboa.

Fotos

Mapa

Mais em Lisboa