Lugar das Letras

Uma escola para relaxar

O Lugar das Letras, situado em plena região do Alto Douro Vinhateiro, mais propriamente em Gouvães do Douro, uma freguesia do concelho de Sabrosa, encontramos este lugar mágico.

O Lugar das Letras é uma casa de turismo rural e foi buscar o seu nome ao facto de, em tempos, aqui ter funcionado uma escola primária (de traça típica do período do Estado Novo).

MOSTRAR MAIS ↓

A tal antiga escola da aldeia deu lugar, após cuidada e rigorosa reabilitação, como nos confidenciou Francisco Abrunhosa, o principal responsável por esta casa de turismo rural, magnificamente inserida na paisagem de vinha, olival e socalcos. Um lugar com muita paz, envolto em vários tons de verde.

No Lugar das Letras, sentimos que tudo foi pensado ao pormenor para que, quem aqui passe férias ou um simples fim-de-semana, sinta-se verdadeiramente em casa. Há bastante espaço e muita luz, a decoração é sóbria, mas confortável, várias peças derivam do seu passado enquanto escola. No hall da casa ainda podemos admirar duas carteiras e um quadro de ardósia desse tempo.

 

A escola casa

 

A casa possui quatro suites: o Quarto do Diploma; o Quarto dos Livros; o Quarto do Mapa e o Quarto do Recreio, este último dedicado às crianças. Três dos quartos oferecem vistas maravilhosas para a paisagem vinhateira.

Para quem quiser cozinhar em casa, a cozinha está extremamente bem equipada, não falta nada, até para os mais exigentes.

Uma apetitosa piscina, uma óptima zona de refeições no exterior e uma sala de jogos com música, jogos de tabuleiro e bilhar completam a oferta de comodidades do Lugar das Letras.

A casa é alugada, sempre, em regime de exclusividade, possui 4 quartos duplos e banho privativo, permitindo o alojamento de 8 pessoas, com a possibilidade de mais 3 camas extra.

De referir que o pequeno almoço está incluído no preço.

Existe ainda a possibilidade de usufruir do serviço de refeições da casa (mediante encomenda).

Uma nota final para a Carla, que é o sorriso bonito da casa e que todos os dias nos prepara cuidadosamente o pequeno-almoço, o bolo caseiro, sempre apetitoso, as refeições, caso seja esse o desejo do hóspede ou qualquer dúvida ou dica que venha a surgir durante a estadia. Sem a sua ajuda preciosa, nada seria igual!

 

Nas redondezas do Hotel

 

Também é possível aproveitar a estada no Lugar das Letras para dar belos passeios pela região. Na margem direita do rio Douro, bem perto da casa, podemos encontrar a vila de Pinhão, que no século XIX era considerada o Centro Económico geográfico da região Demarcada do Vinho do Porto e onde ainda hoje se encontram algumas das mais importantes quintas do Douro. Dali saiam os barcos rabelos que transportavam o Vinho do Porto em direcção a Vila Nova de Gaia. A estação de comboio de Pinhão é uma das mais bonitas do país, com azulejos oitocentistas que retratam, na perfeição a faina duriense e as suas fantásticas paisagens, todas as fachadas de azulejos estão em perfeito estado.

Existem várias quintas que podem ser visitadas, como a Quinta das Carvalhas,  a Quinta de la Rosa ou a Quinta do Seixo, que oferece uma vista lindíssima sobre o rio Douro.  Em todas as quintas, o visitante terá oportunidade de conhecer a suas histórias, as suas instalações e de provar os seus vinhos.

Outro ponto de paragem obrigatória é o Miradouro de Casal de Loivos (a cerca de 15 minutos da casa), aqui é possível contemplar a vista maravilhosa sobre o douro e as suas encostas. Para muitos a melhor vista do Douro.

 

Localização:

Lugar das Letras, Turismo no Espaço Rural, Lda.

Praça de Gouvães, Apartado 20

5085-242 Gouvães do Douro

Telefone: (+351) 91 792 13 20

Fotos

Mapa