Os Melhores Restaurantes de Portugal – SUL

4 dias

Este programa gastronómico da HappyPortugal através da TravelTailors promove a melhor gastronomia de inspiração tradicional do Sul de Portugal, com destaque para a cozinha de autor. Em complemento, dá a conhecer o património e a paisagem das regiões visitadas.

Percurso do Passeio

  • DIA 1: LISBOA

    Chegada a Lisboa.

    Lisboa é uma das mais fascinantes cidades da Europa! Com céu azul quase todo o ano e um Inverno ameno, Lisboa oferece empolgantes panoramas da cidade e do rio, um ambiente pitoresco onde eléctricos antigos nos levam das estreitas ruelas empedradas até aos excelentes novos hotéis nas largas avenidas, oportunidades de compras fabulosas de griffe e uma vida nocturna fantástica. O antigo funde-se com a sofisticação do século XXI.

    Alfama e o Castelo proporcionam-lhe uma viagem histórica aos tempos árabes e medievais. Na zona do Chiado, Bairro Alto e Príncipe Real, poderá encontrar alguns dos mais modernos restaurantes e bares de Lisboa. Durante o dia, as ruas enchem-se de multidões animadas a passear pelos museus, pelas lojas, pelas galerias de arte, pelos cafés ou pelas mercearias que vendem produtos gourmet.

    Da Baixa até à Praça do Marquês de Pombal, há teatros, estações de comboio, esplanadas e grandes alamedas onde passear. Em Belém, situa-se o majestoso Mosteiro dos Jerónimos, a famosa Torre de Belém, o Centro Cultural e os muitos museus e jardins que os rodeiam. É imperativo provar os deliciosos Pastéis de Belém!

    A partir das 20h30: jantar em restaurante de cozinha de autor, em Lisboa.

    Este restaurante tem uma indiscutível aura de glamour e é citado em guias internacionais. Situado num dos antigos armazéns junto a Santa Apolónia, dispõe de um espaço amplo, soberbamente decorado, com vistas largas para o rio e uma esplanada de sonho. Compreende diferentes espaços e tipos de cozinha variados.

    Lisboa by night: sugestão de visita ao Bairro Alto (casa de fados) e à discoteca Lux.

    O Bairro Alto é um dos bairros mais paradigmáticos e atraentes para viver a cidade. Típico e popular, o Bairro Alto possui imensos rasgos de modernidade, com lojas de roupa e de design e bares, muitos bares. O encontro de pessoas, num ambiente ecléctico e multicultural, é uma das boas razões para passear pelo bairro. Calcorreá-lo, descobrir todas as ruas, as ruelas e os becos, é imprescindível. Nele pontuam bons restaurantes, lado a lado com livrarias intimistas; há casas de chá emparelhadas com lojas de design e de roupa, de alguns dos mais conceituados artistas portugueses.

    É um bairro apaixonante, cheio de atracções, combinando arrojo e sofisticação com tradição e antiguidade. Passear no Bairro Alto é um acto irrepetível em qualquer outro ponto da cidade. O fado, a canção típica lisboeta que amiúde evoca a palavra “saudade”, é uma parte importante do charme deste bairro. A verdadeira alma lisboeta reside profunda e verdadeiramente no fado. Amor, destino, tristeza e nostalgia… Sentimentos sussurrados numa forte, mas gentil, voz que nunca poderá ser explicada, apenas sentida…

    Se desejar, a TravelTailors poderá sugerir-lhe uma casa de fados, para ouvir ao vivo esta belíssima canção, Património da Humanidade. (O fado foi declarado Património Imaterial da Humanidade em 2011.)

    Com uma localização excepcional em frente ao Tejo, o Lux é o bar/discoteca lisboeta que goza de maior reputação nacional e internacional. Ocupa um mega-espaço que se estende por três pisos: discoteca no rés-do-chão, bar no primeiro andar, com varanda sobre o rio, e terraço no topo, com vista sobre a cidade e o Tejo.

    Alojamento no hotel da categoria seleccionada.

  • DIA 2: LISBOA - ÉVORA

    Viagem para Évora.

    Évora é uma das mais emblemáticas cidades Portuguesas. O seu belo centro histórico foi classificado pela UNESCO como Património da Humanidade. São locais de incontornável visita a sua imponente Sé Catedral, construída entre 1186 e 1204, o conhecido Templo Romano (popularmente apelidado Templo de Diana) construído entre o século I e III d.C, a Igreja de São Francisco e a sua célebre Capela dos Ossos, a bonita Igreja dos Lóios (século XV), ou o Palácio de D. Manuel. As cerca de 20 igrejas e mosteiros da cidade denotam a sua importância histórica e religiosa. Local bem central e imperdível é a famosa Praça do Giraldo, com arcadas em estilo árabe e uma fonte datada de 1571, local de encontro de todas as gerações, de animação e espectáculos especiais.

    Sugestão: passagem pelo Cromeleque dos Almendres.

    O Cromeleque dos Almendres localiza-se na freguesia de Nossa Senhora de Guadalupe, no concelho de Évora. Constitui-se no monumento megalítico mais importante da península Ibérica, e um dos mais importantes da Europa, não apenas pelas suas dimensões, como também pelo seu estado de conservação.

    A partir das 12h30: almoço em restaurante de cozinha de autor, em Évora.

    Localizado no piso térreo de um antigo palácio, o restaurante eleito pela TravelTailors tem a assinatura gastronómica de um chef conhecido pela sua sabedoria no que diz respeito a ervas aromáticas. A carta tem como ponto de partida a cozinha alentejana e desenvolve a sua inspiração criativa pelos sabores mediterrânicos. A bonita sala de jantar, com tectos em abóbada, está elegantemente decorada. Mesas espaçosas, atoalhados bonitos, copos adequados e serviço apropriado à excelência gastronómica inspiram requinte.

    Sugestão: aula de culinária.

    Numa das unidades hoteleiras mais requintadas da cidade, pode aprender a confeccionar as mais deliciosas iguarias. A magia da cozinha alentejana é criar com produtos simples e tradicionais pratos onde o gosto e o prazer de comer sejam um acto cultural.

    A partir das 20h30: jantar em restaurante de comida tradicional alentejana, em Évora.

    Este é, reconhecidamente, um dos grandes “templos” da gastronomia portuguesa. Como divulgador da gastronomia alentejana, tem-se empenhado a fundo na tarefa, recolhendo receitas típicas da região, algumas delas praticamente desaparecidas, que aqui renascem acompanhadas de uma excelente carta de vinhos alentejanos.

    Alojamento no hotel da categoria seleccionada.

     

  • DIA 3: ÉVORA - ESTREMOZ - LISBOA

    Viagem para o Crato.

    Viagem para Vila Viçosa.

    Sugestão: visita do Paço Ducal.

    O Paço Ducal de Vila Viçosa, no distrito de Évora, está isolado e destacado no chamado Terreiro do Paço, no sopé da colina do Castelo. Em frente está a Igreja dos Agostinhos e, nas imediações, o Paço do Bispo e o Convento das Chagas. Construído no século XVI, este paço foi largamente beneficiado durante o século XVII e serviu de residência real.

    Viagem para Elvas.

    Elvas é uma cidade monumental e poucas cidades portuguesas têm um centro histórico tão bem preservado. O viajante que avista a cidade de longe impressiona-se com as suas possantes fortificações, mas não suspeita da riqueza artística do seu centro histórico. As suas fortificações são o maior conjunto abaluartado do mundo e são candidatas a património Mundial da Humanidade.

    A partir das 12h30: almoço em restaurante de cozinha de autor, em Elvas.

    O restaurante que a TravelTailors lhe propõe é um marco da gastronomia do Alentejo, com qualidade e inovação. O bom gosto sobressai num poiso privilegiado para apreciadores da gastronomia alentejana, aqui trabalhada com apuro e servida com esmero. Há mais de duas décadas que se orgulha de ser considerado um dos melhores restaurantes de Portugal.

    Viagem para Estremoz.

    Para além do Palácio Real, Estremoz possui um riquíssimo património cultural e arqueológico, visível nos vários monumentos espalhados pela cidade. Destacam-se: a Torre das Couraças, a Antiga Casa da Câmara, a Capela de Nossa Senhora dos Mártires, o Claustro da Misericórdia e todas as muralhas e baluartes que rodeiam o Castelo. Também a Igreja de S. Francisco, no centro da cidade, fundada no século XIII e o antigo Convento da Ordem das Maltezas, edifício do século XVI de estilo Gótico, fundado por D. Luís Prior do Crato, são Monumento Nacional. A Igreja de Santa Maria e de Santiago, a Fonte de São João de Deus e a Fonte das Bicas, o edifício da Câmara Municipal (antigo Convento dos Congregados de S. Filipe Nery) são Monumentos de Interesse Público.

    Visita a adega e prova de vinhos.

    Num edifício muito rico em história, esta adega passou por várias reformas e ampliações nos últimos anos. Hoje é uma das mais modernas e bem equipadas do Alentejo. Toda cercada por vinhas e com uma charmosa loja de vinhos, é visita obrigatória.

    Viagem para Lisboa.

    Sugestão: aula de culinária com o chef Vítor Sobral (a agendar conforme disponibilidade).

    O chef Vítor Sobral é uma grande referência em Portugal no mundo da culinária, conhecido pela sua habilidade para modernizar os nossos pratos mais tradicionais, sem perder a ligação aos produtos, temperos e sabores tipicamente portugueses.

    A partir das 20h30: jantar em restaurante Estrela Michelin 2012, em Lisboa.

    A opção TravelTailors é o restaurante mais emblemático de Portugal e um dos mais antigos do mundo. Situado num dos bairros com mais história e charme de Lisboa, foi durante muitos anos o ponto de encontro das grandes figuras intelectuais do país, de pessoas ilustres ou “simples” boémios esclarecidos. A cozinha, de inspiração contemporânea, aposta na qualidade dos ingredientes e no rigor da confecção.

    Alojamento no hotel da categoria seleccionada.

     

  • DIA 4: LISBOA – CIDADE DE DESTINO

    Viagem até à cidade de destino.