Monte da Provença

Lugar para ser feliz

 

Felicidade, é o que Maria Jardim e seu marido, Joachim transmitem e sentem no hotel que vivem e alugam. O Monte da Provença, é o lugar onde são verdadeiramente felizes, isso sente-se e é contagiante!

 

Ali tudo faz sentido: o ar puro, o verde a perder de vista, o som do riacho, as ovelhas, os cavalos, o alpendre, a lareira, o convívio, o … silêncio.

 

MOSTRAR MAIS ↓

 

 

A História

 

Aos poucos foram criando um oásis, que a Maria não se cansa de elogiar e com toda a razão. Há palmeiras, chorões, laranjeiras, limoeiros, nogueiras, oliveiras, pinheiros (cerca de 200) azinheiras (cerca de 2.000) e na primavera quando tudo fica em flor e a natureza está no seu auge só apetece estar no alpendre; num dos pátios privados ou passear e contemplar o quadro lindíssimo que se desenha à nossa frente. Mais que suficiente para se ser feliz!

Começou por ser um refúgio, há 20 anos atrás, quando compraram a herdade a um guarda republicano. “O terreno estava num estado lastimoso, uma autêntica lixeira”, lembra Maria. O trabalho foi duro, até ser transformado naquilo que vemos actualmente. No início era o local para fugir ao stress de Lisboa e às constantes deslocações em trabalho, fora de Portugal. Ansiavam sempre o regresso ao paraíso e cada dia que passava foi fazendo mais sentido viverem de vez naquele lugar. Em 2014, depois de vários obstáculos, transformaram o refúgio num hotel Monte da Provença, e deixaram um piso (o superior) para lá viverem.

Tinham o sonho de criar um ambiente mágico e ao mesmo tempo familiar e conseguiram!

O edifício de arquitectura alentejana, alia a tradição ao conforto dos nossos dias.

 

 

O Hotel

 

Ao total o hotel dispõem de 10 quartos, onde 6 são quartos com cama de casal ou 2 camas single e 4 são suites.

Os quartos tem WC privado, secador e Amenities da marca “Aroma de Portugal” com um cheiro delicioso. Hall de entrada com roupeiro, cofre, TV, WI-FI, minibar e varanda privada ou acesso a um pátio interior. As suites são bastante espaçosas com sala, cozinha, lareira e alpendre privado.

Na decoração foram utilizadas muitas peças de família, tornando o ambiente muito acolhedor fazendo com que o hospede regresse ao passado mas com o conforto dos dias de hoje. Toda a casa, incluindo quartos e suites está sempre a uma temperatura muito agradável de 20 graus. No verão no piso radiante passa água gelada e a casa fica arrefecida. Perfeito para o Verão e Inverno.

Além da possibilidade de usar a sala de eventos, também se pode alugar a quinta toda para casamentos, baptizados ou comunhões.

A taxa de ocupação média é de 55% e pelo hotel já passaram 49 nacionalidades.

Quem procura fugir da agitação da cidade e precisa de uns dias de descanso, aqui é sem dúvida o lugar.

 

 

Um Hotel amigo do Ambiente

 

Monte da Provença produz mais de metade da sua electricidade através de painéis fotovoltaicos e o aquecimento de águas e aquecimento central é feito por colectores solares, auxiliados por uma caldeira a pellets nos dias mais frios ou chuvosos. Durante o Verão, tanto o aquecimento como o arrefecimento é feito por piso radiante.

Como ECOHOTEL já recebeu 2 certificados internacionais: TUV Rheiland Eco-Hotel Certification e Biosphere Certification

Caso esteja a viajar num veículo eléctrico, a unidade dispõe de dois carregadores TESLA.

 

 

As refeições

 

Não existe um restaurante convencional mas sim o conceito “chef on demand”, em que através de reserva (com uma hora de antecedência), são confeccionados os pratos tradicionais do Alentejo com uma apresentação mais requintada.

 

 

Actividades

 

Muitas são as actividades que se podem fazer quando está no hotel. Tais como:

 

  • Bird watching
  • Carp fishing – descubra as espécies raras da região, peixes enormes num lago privado da região na Herdade da Alfarófia;
  • Star gazing – Deslumbre-se com as estrelas e constelações visíveis numa das regiões com mais horas de céu límpido de Portugal;
  • Passeios a cavalo – um dia inesquecível passeando a cavalo, com um picnic na natureza;
  • Passeio de balão – O alentejo visto do céu;
  • Experiência Enófila – Visite vária vinhas e adegas e prove os seu variados tipos vinhos e seus sabores;
  • Experiência Alentejana – Os cantares do Alentejo provando produtos típicos e aprendendo a confecioná-los;
  • Vindima – ajude a vindimar a vinha do monte, em Setembro;
  • Apanha da Azeitona – o prazer de colher o “ouro” do Alentejo, em Novembro, directamente das oliveiras do Monte da Provença.

 

 

O que fazer nas redondezas

 

  • Visitar a cidade de Elvas, que fica a 7km de distância é Património Mundial da Unesco e a maior cidade fortificada da Europa.
  • Rota do Mármore – visitar as extrações e ver o produto acabado em Borba, Estremoz, Vila Viçosa e Alandroal.
  • Museus – existem mais de 30 museus históricos, militares e contemporâneos e mais de 20 igrejas e capelas históricas, num raio de 20km.

 

Localização

Hotel Rural Monte da Provença

Morada: Monte da Provença 7350-481 São Vicente, Elvas, Portugal

Telefone: (+351) 912 799 202 / geral@montedaprovenca.com

 

Fotos

Mapa