Restaurante Papas Zaide

Sinta-se verdadeiramente em casa

Papas Zaide, em pleno Alto Douro Vinhateiro, na praça principal de Provesende, uma pequena aldeia perdida no tempo, encontramos esta tasca típica.

Ambiente mais familiar era difícil de encontrar, o interior do próprio espaço assemelha-se mais a uma casa transmontana que a um restaurante. Na verdade foi a casa da avó da proprietária.

↓ MOSTRAR MAIS ↓

O nome ficou a dever-se à alcunha da avó da proprietária, Conceição “Papas” e à lenda de um antigo chefe local, “Zaide”.
Está aberto há 10 anos, no início servia refeições aos trabalhadores que estavam restaurar a igreja local, depois a fama, dos sabores genuínos da sua gastronomia regional transmontana, foi espalhando-se rapidamente e hoje é uma referência da gastronomia da região sendo praticamente impossível almoçar ou jantar sem marcação prévia. A sua fama espalhou-se além fronteiras, recebendo muitas reservas, por mail, telefone e até através de bonitas cartas! Para conseguir mesa é necessário fazer reserva.

Somos recebidos pela simpática D. Graça, que nos fala com orgulho da sua “casa” e começa por nos trazer um cesto de pão de centeio cozido a forno de lenha, azeitonas e mel, maçã e azeite.
Combinações pouco habituais mas cheias de sabor. Ficámos no primeiro andar que era a sala onde a sua avó costurava, apesar de pequena, é muito acolhedora. Da janela vemos a igreja Matriz e o pelourinho.
Depois, experimentámos a especialidade da casa, joelho de porca assado no forno com vinho do Porto, acompanhado com arroz de cenoura e batatas assadas, e de facto é isso mesmo – uma especialidade – a carne estava assada no ponto e o sabor era autêntico.  As papas de bacalhau e o arroz de pato à moda antiga, também são pratos que costumam ser bastante apreciados. A salada mista com amêndoas deu um toque de frescura à refeição.
Por fim deliciámo-nos com bolo de chocolate. Acompanhámos esta maravilhosa experiência com “vinho maduro do lavrador”.Imperdível!

Morada: Largo da Praça, 1, Provesende, Sabrosa, Vila Real

Telf: (+351) 254 731 899 

TLM: (+351) 962 845 395

É necessário fazer reserva.

Fotos

Mapa