Taverna os Templários

Comida alentejana com vista deslumbrante

 

Situado na Rua Direita, em Monsaraz, a Taverna Os Templários, aberto ao público desde 2013 começa a surpreender logo quando entramos e deparamo-nos com a sua imponente sala, onde espadas e escudos decoram as paredes e conferem um ambiente medieval ao espaço.

 

↓ MOSTRAR MAIS ↓

 

Continuando, descemos uns degraus e alcançamos a segunda sala do restaurante, aqui não é a decoração que impressiona mas a vista, deslumbrante, de quase 180 graus, sobre a albufeira da Barragem do Alqueva. A paisagem é, de facto, única.

 

Já sentados, e refeitos de tamanha surpresa com tão belas vistas, somos recebidos com uns “ovos mexidos com espargos”, bem molhadinhos e acabados de sair da frigideira, perfeitos!!!

 

Depois, ainda no capítulo das entradas, foram servidas duas tábuas, uma de enchidos (presunto, chouriço do lombo e chouriço do cachaço) e outra de queijos com doce de morango.

 

O pão alentejano (muito bom) e as azeitonas também marcaram presença à mesa.

 

Uma deliciosa “sopa de cação” fez as honras de início de refeição, simplesmente fantástica.

 

Como pratos principais, optámos pelo “bacalhau com espinafres e gambas”, que estava bastante saboroso e cremoso e as gambas muito bem cozidas, e pela especialidade da casa: “chambão de vitela estufado à chefe com arroz de passas e batata assada com molho alioli”. Só podemos dizer que o chambão é mesmo uma especialidade e estava divinal.

 

Como sobremesa, pedimos doces tipicamente alentejanos, a “sericaia” e o “manjar real “, (doce à base de pão alentejano, amêndoa e ovos), muito saborosos e frescos.

Esta magnifica refeição foi acompanhada, como não podia deixar de ser, com vinho branco da região, Monsaraz Reserva 2017.

 

Uma nota final para o Sr. Arnaldo, que dá alegria e competência à Taverna.

 

 

Morada: Rua Direita 22, 7200-175 Monsaraz

Contacto: (+351) 266 557 166

Horário:10h00 às 02h00

Encerra: Terça-feira

Preço médio: 20€

Fotos

Mapa