Enoturismo
Portugal é conhecido não só pelo seu clima e suas praias, mas também pelos dos seus vinhos e pela qualidade dos mesmos que é traduzida nos, inúmeros, prémios atribuídos aos vinhos portugueses em concursos internacionais.
A oferta de vinhos portugueses é bastante alargada e apesar de Portugal ser um país pequeno em termos de área é um dos maiores produtores mundiais deste liquido precioso.
Em Portugal produz-se vinho em praticamente todo o território, no entanto existem 14 (catorze) regiões vitivinícolas espalhadas por todo o país (ilhas incluídas) que têm como função reconhecer a capacidade e qualidade da produção da uva e do vinho em cada uma das referidas regiões.
De salientar que a todo o processo de produção do vinho tem vindo a sofrer grandes mudanças em termos tecnológicos que tem vindo a reflectir-se num aumento da quantidade e, sobretudo, da qualidade do vinho produzido nas várias regiões vitivinícolas portuguesas.
As adegas reformularam-se, modernizaram-se, tornando-se, hoje em dia, verdadeiras obras de arquitectura que, harmoniosamente, se integram nas paisagens sublimes da vinha.
Os produtores de vinho investiram nas suas quintas e herdades, reabilitando e ampliando as mesmas dando origem a unidades modernas de enoturismo.
O enoturismo visa potenciar as experiências turísticas relacionadas com o vinho, vinhas, adegas e toda a cultura e património vínicos, valores genuínos que são, cada vez mais, procurados pelos turistas.
Em Portugal, a oferta no segmento do enoturismo é bastante alargada e de grande qualidade, existem inúmeras unidades hoteleiras integradas nas quintas e propriedades onde o vinho é, efectivamente, produzido. Permitindo, deste modo, que o turista possa desfrutar dos vinhos e de todas as actividades ligadas ao vinho, bem como dos produtos locais tais como fruta, azeites ou queijos, podendo ainda usufruir da beleza dos recursos naturais e culturais das regiões de cada unidade de enoturismo.
Procure Enoturismo por local: