O Restaurante Bota Alta, Casa de Fados, no coração de Évora, a 1 minuto da praça Geraldo, é um lugar que não pode perder quando visita Évora.
Não pode perder, porque se vai sentir verdadeiramente em casa, vai ser muito bem recebido, vai comer maravilhosamente bem num ambiente charmoso e muito acolhedor, vai ouvir fado e se quiser arriscar, também vai cantar fado.
Ingredientes mais que suficientes para uma noite bem passada e que vai ficar certamente na memória, como a nós ficou.
MOSTRAR MAIS ↓
HISTÓRIA
A proprietária, Esperança Barrocas, deixou Lisboa e a sua vida de bancária, para ir para um lugar com menos confusão, mais precisamente, para Évora e começar um nova vida. Há 18 anos que a sua vida é dar o seu melhor no Restaurante Bota Alta!
Casa de Fados, Portugal, Évora, Restaurante Bota Alta
É uma “mulher dos sete instrumentos”, gere o restaurante, cozinha (soberbamente!), serve à mesa, quando a sua ajudante não está e ainda canta Fado.
Por lá, já passaram muitos fadistas e por duas vezes, Celeste Rodrigues, a irmã mais nova de Amália Rodrigues que encantou todos com a sua voz.
RESTAURANTE
Ao entrar no Bota Alta encontramos uma casa acolhedora de tectos baixos e rústicos, meia luz e decoração onde predomina o laranja ocre e terracota.
Somos muito bem recebidos pela D. Esperança, dona do restaurante, que com a sua simpatia nos encaminha para a nossa mesa e onde nos fala com muita paixão da sua casa.
REFEIÇÃO
Começamos a refeição com uns Espargos verdes salteados que estavam mesmo no ponto, saborosos e estaladiços, Queijo derretido com oregãos e Cogumelos salteados, enquanto nos deliciávamos com as entradas, já as guitarras portuguesas estavam a ser afinadas.
Para a refeição, foi-nos servido Bacalhau à Bota Alta, uma posta alta bem confeccionada com batatas fritas aos quadrados, seguiu-se Piano de carne de porco com mel acompanhada de fruta, legumes e batatas fritas aos palitos, tudo muito saboroso. Como boa anfitriã, não quis que deixássemos de provar a Carne de porco à Alentejana, e mesmo sem o nosso consentimento, o prato apareceu na mesa. A insistência, valeu a pena, pois estava magnifico.
Todos os pratos foram saboreados entre fado, boa conversa, tudo com muito tempo. Ouvimos “O meu coração parou”, “A loucura, “Dá tempo ao tempo”, “Estranha forma de vida” e no final, Esperança surpreendeu-nos uma vez mais a cantar “Minha Cor”, um fado de Pedro Rodrigues. O Encanto deste restaurante é que por ser pequeno, quase que nos sentimos em casa entre amigos. No final, parecia que já nos conhecíamos todos há muito tempo.
A refeição, foi toda acompanhada com o vinho alentejano da casa, servido num jarro de barro.
Para terminar, e o café não vir sozinho, aconselhou-nos a Delícia de chocolate, que é mesmo deliciosa!
A noite acabou já de madrugada com todos aqueles que estavam no restaurante na conversa, como se o tempo tivesse parado, e ali um pedaço de tempo ficou marcado. Local genuíno que nos deixa saudade!
LOCALIZAÇÃO
Morada: Rua Serpa Pinto, 93 , Évora (Santo Antão)
Contacto:(+351) 91 9096834
Email: botaalta.fados@gmail.com
Preço médio: 25€
Horário: 12h30 às 22h00
Encerra: Segunda-feira, mas abre por marcação
Video
Fotos
Entrada Casa de Fados Bota Alta
Esperança Barrocas, a alma da Casa de Fados Bota Alta
Interior Casa de Fados Bota Alta
Fotos Celeste Rodrigues na Casa de Fados Bota Alta
Afinar guitarras na Casa de Fados Bota Alta
"O Meu Coração parou" na Casa de Fados Bota Alta
Esperança canta e encanta na Casa de Fados Bota Alta
Queijo derretido com oregãos, Casa de Fados Bota Alta
Espargos verdes salteados, Casa de Fados Bota Alta
Cogumelos salteados, Casa de Fados Bota Alta
Bacalhau à Bota Alta, Casa de Fados Bota Alta
Piano de carne de porco com mel, Casa de Fados Bota Alta
Carne de porco à Alentejana, Casa de Fados Bota Alta
Vinho da Casa de Fados Bota Alta
Delicia de chocolate, Casa de Fados Bota Alta