Restaurante Mano a Mano

Confronto Italiano à mesa

 

O RESTAURANTE

Subindo a Rua do Alecrim, quem vem do Cais-do-Sodré, do lado direito encontramos no número 22, Itália disfarçada: o restaurante Mano a Mano do Grupo SushiCafé. Uma das mais recentes apostas do grupo.  Das grandes janelas envidraçadas, não dá para perceber, que de um restaurante italiano se trata. O encarnado, não existe, toalhas aos quadrados também não. Ao invés, as cores claras imperam, conjugadas com mármore e madeira, também ela clara. A decoração é bastante clean e ambiente muito acolhedor. Mas, se dúvidas houvessem, quanto a ser um restaurante italiano, essas desvanecem-se logo à entrada, deparamo-nos com dois grandes fornos que separam, o balcão de entrada, da cozinha. Fornos daqueles com ar robusto e antigo, da marca Valoriani, com mais de 100 anos de experiência, que tem as suas raízes em 1890, no território em Figline Valdarno.

Restaurante Mano a Mano, logotipo
Restaurante Mano a Mano

Restaurante Mano a Mano, fachada
Exterior Restaurante Mano a Mano

Restaurante Mano a Mano, Lisboa
Interior Restaurante Mano a Mano

Restaurante Mano a Mano, Lisboa, Portugal
Interior Restaurante Mano a Mano

Interior mano a Mano, Portugal
Interior Restaurante Mano a Mano

Interior restaurante mano a Mano, Portugal
Interior Restaurante Mano a Mano

Restaurante Mano a Mano
Pizza a caminho do Forno Valoriani

 

 

QUEM PREPARA AS DELICIOSAS IGUARIAS

Na cozinha, a chef Laura, coloca em prática tudo o que aprendeu em Itália, no curso de Gastronomia na Florence University of Arts. Natural do Brasil, depois de uma temporada em Itália mudou-se para Portugal onde continua a explorar a gastronomia italiana, que é feita com ingredientes simples, de qualidade e com muito sabor.

pizzaiolo Sydney, trata a massa por tu e para ele não há segredos, só resultados saborosos!

 

pizzaiolo Sydney, Restaurante Mano a Mano
Pizzaiolo Sydney

 

A DUALIDADE “MANO A MANO”

Os confrontos no restaurante Mano a Mano são uma constante.

Escolhemos pizza ou massa? Carne ou peixe? Vinho italiano ou português? Cerveja Italiana ou portuguesa? E se for pizza: napolitana com massa mais alta e fofa, ou romana com massa mais fina e estaladiça.

Até as imagens que decoram o restaurante entram em oposição, como: Sílvio Berlusconi VS Júlio César, Venus de Botticelli VS Mónica Bellucci ou Mona Lisa VS Cicciolina.

E para sentar: mesa redonda ou quadrada?

 

NAPOLITANA VERSUS ROMANA

Existem 2 tipos de pizza: Napolitana e Romana. Mas afinal quais são as diferenças?

A massa base é igual para os dois tipos de pizza sendo fermentada sem leveduras artificiais, feita apenas com massa mãe.

Romana

As pizzas romanas cozem a 300ºC, a massa leva um pouco de azeite, sendo mais fina e estaladiça, com as bordas ligeiramente chamuscadas.

Napolitana

As pizzas napolitanas cozem a 500ºC, a massa é mais espessa com as bordas altas e redondas.

Desde dezembro de 2017 que a pizza Napolitana é considerada património imaterial da humanidade pela UNESCO.

 

 

 

QUANTAS PIZZAS EXISTEM NO MANO A MANO

No menu existem 30 pizzas diferentes, mas duas são exclusivas para a Napolitana, pois de acordo com a Associazione Verace Pizza Napoletana, a Napolitana apenas admite duas variantes DOP: a Margherita e a Marinara, sendo estas duas as que têm destaque na carta do Mano a Mano. Das outras 28, podem ser pedidas em ambas as massas.

 

 

 

O MENU DO MANO A MANO

 Aqui começa o confronto interno, com tanta escolha, torna-se difícil decidir. A carta do Mano a Mano, está dividido da seguinte forma:

 

  • Antipasta– ou seja o aperitivo enquanto se aguarda pelo prato principal. À escolha existem 6 antipasta: Burrata, Carpaccio e quatro tipos de Bruschetta.
  • Insalata– Aqui entra a categoria das saladas e existem seis à escolha.
  • Paste e Rissotti– para os apreciadores de massas as sugestões são sete, uma delas com tamanho de “bambini” (Tagliatelle alla Bolognese).  Quanto aos  Rissotti, três são as propostas apresentadas pelo Mano a Mano.
  • Pesce e Carni– Para quem não dispensa carne, pode escolher, escalopes de vitela, frango assado ou hamburguer. Quanto ao peixe, lombos de carapau com crosta de pecorino romano e salsa.
  • Piatti Unici – isto é, prato exclusivo, que consiste em bochechas de vitela estufadas em vinho tinto, puré de batatas com azeite e limão.
  • Pizze – aqui entra a maior dificuldade de escolha, Napolitana ou Romana? Depois desta decisão ultrapassada, qual das 30 pizzas escolher? Duas delas são exclusivas Napolitana DOP: Margherita e Marinara.
  • Dolci – Sete são as sobremesas, desde as tradicionais Panna Cotta, Tiramisù, Meringata, sem esquecer os deliciosos gelados artesanais italianos.
Restaurante Mano a Mano
Menu Restaurante Mano a Mano

E de salientar, que existem massas sem glúten.

 

 

A REFEIÇÃO

Depois de analisarmos o menu, deixámos algumas sugestões para o Francisco que nesse dia tivemos o gosto que nos servisse.

 

Estava um fim de tarde quente, e a sede já se fazia sentir. Começamos com um refrescante Martini Negroni, que em cada gole nos satisfez.

Restaurante Mano a Mano
Martini Negroni

 

 

Para iniciar e acompanhar o martini: Bruchetta Tartufata com cogumelos porcini, trufas negras, pecorino romano e mel trufado, Bruchetta Gorgonzila e Parma com queijo gorgonzola e presunto parma e Burrata sobre geleia de pimentos vermelhos, com anchovas em azeite e pão da casa. Tudo saboreada entre boa conversa. (que sabe ainda melhor!)

 

 

Restaurante Mano a Mano
Bruchetta Gorgonzila e Parma

Restaurante Mano a Mano
Bruchetta Tartufata

Restaurante Mano a Mano
Antipasti – Burrata

 

 

A pizza foi escolhida com o pizzaiolo Sydney que a confeccionou à nossa frente. Como éramos quatro, fez a pizza XL de 50 cm. Com várias cabeças a escolher juntamente com tanta oferta o resultado foi um pizza dividida ao meio quanto aos ingredientes.  Metade  Diavola, com molho de tomate, mozzarella fiordilatte, mozzarella de búfala, ventricina e orégãos e outra metade 4 Stagioni, com molho de tomate, mozzarella fiordilatte, salsicha da casa, cogumelos e espinafres. Quando chegou à mesa, percebemos que o receio da Diavola ser demasiado picante não se justificava, mas neste duelo ganhou a 4 Stagioni.

 

Restaurante Mano a Mano
Pizza XL com 50 cm

Forno Valoriani, restaurante mano a mano
Pizza a caminho do Forno Valoriani

Restaurante Mano a Mano
Pizza Daviola versus 4 Stacioni

 

 

Seguiram-se a Don Corleone, com queijo aziago e presunto de Parma, e a Caprina, com queijo mozzarella, fiordilatte, queijo cabra, uva, presunto de parma e pinhões, difícil de escolher, pois para quem gosta de pizza, estas são maravilhosas com a massa estaladiça sem nunca pesar e todos os ingridientes saborosos.

 

 

Restaurante Mano a Mano, Portugal
Pizza Don Corleone

Restaurante Mano a Mano, Portugal
Pizza Caprina

 

 

 

Para terminar o desfile de pizzas, Francisco serviu uma napolitana DOP Margherita, com molho de tomate San Marzano DOP, mozzarella de búfala e manjericão. Percebi porque esta pizza, em especial, é considerada património imaterial da humanidade pela UNESCO. De prova o.b.r.i.g.a.t.ó.r.i.a!

 

Restaurante Mano a Mano, HappyPortugal
Pizza napolitana DOP Margherita

 

 

 

Ainda ouve espaço para uma pasta, escolhemos Linguine al Nero di sepia com Gamberi, para não ficarmos só nas pizzas. Camarões frescos e firmes, a massa al dente, mas no paladar ainda estava a Margherita.

 

 

Restaurante Mano a Mano, Portugal
Linguine al Nero di sepia com Gamberi

 

 

As sobremesas, apareceram para partilharmos os 4, todas eram deliciosas, muito bem apresentadas e quase que parecíamos 4 miúdos a provar de tudo com uma pequena colher. Tão depressa era o cheesecake, como gelado, a panna cota, o tiramisu, as opiniões do mais saboroso à medida que cada um provava iam-se alterando, mas no final, a escolha foi unânime, a Panna Cotta con Salsa al Caramello Salato, agradou o paladar de todos.

 

 

Restaurante Mano a Mano
Meringata Agli Agrumi + Panna Cotta Panna Cotta con salsa al Caramello Salato + Cheesecake alla Nutella + Panna Cotta Frutti di Bosco

Restaurante Mano a Mano
Cheesecake alla Nutella

Restaurante Mano a Mano, Portugal
Tiramisù ai frutti di bosco

Restaurante Mano a Mano, Portugal
Torta al Cioccolato

 

 

Para acompanhar a refeição escolhemos, o vinho  RoccaPerciata que se mostrou uma excelente companhia! No final, para rematar esta excelente refeição, e depois do café, o licor Limoncello, ou não estivéssemos nós num jantar italiano!

 

Restaurante italiano, Lisboa
Vinho Italiano RoccaPerciata

 

 

Ambiente convidativo e descontraído, ingredientes frescos, produtos e massa de qualidade, forno centenário e sabedoria na confecção.

Qual é que acha que é o resultado?

Independentemente da dualidade permanente, a resposta, só pode ser uma: DELICIOSO!

 

 

 

LOCALIZAÇÃO :

Morada: Rua do Alecrim, 22, 1250-014 Lisboa

Telefone: (+351) ) 914 054 273

Preço médio: 25€

Horário:

Domingo a Quinta das 12h30 às 23h00

Sexta e Sábado das 12h30 às 00h30

Encerra: Não encerra

[/show_more]

Visitar LISBOA

Cristo Rei, Lisboa