Porto

Se na nossa cidade há muito quem troque o B por V, há muito pouco quem troque a liberdade pela servidão.”

Almeida Garrett

 

 

Porto, cidade localizada no litoral norte do país, cidade encantadora, nasceu e cresceu nas encostas do rio Douro. É a cidade que deu o nome a Portugal (era denominada Portus Cale), foi a capital do Condado Portucalense que mais tarde deu origem ao Reino de Portugal. Desde 1996, que a cidade do Porto, mais concretamente o seu centro histórico, encontra-se classificado como Património Mundial da Humanidade.

Acompanhando o rio e o mar, o Porto oferece vistas e paisagens ímpares, ora sobre as suas pontes, ora sobre o seu casario. Inúmeras esplanadas convidam ao relaxe e ao prazer de contemplar esta bela cidade.

A cidade do Porto tem vindo a modernizar-se, mantendo, porém, a sua identidade e o seu carácter hospitaleiro. A região do Porto, apesar de ser das mais industrializadas do país, nunca se descaracterizou, mantendo sempre o seu património histórico e arquitectónico intacto.

A cidade do Porto, tem uma população de 237.591 habitantes, ocupa uma área de 41,42 Km2 e é capital de Distrito composto por 18 Concelhos: Amarante, Baiã, Felgueiras, Gondomar, Lousada, Maia, Marco de Canaveses, Matosinhos, Paços de Ferreira, Paredes, Penafiel, Porto, Póvoa de Varzim, Santo Tirso, Trofa, Valongo, Vila do Conde e Vila Nova de Gaia.

O que fazer

A zona da Ribeira, situada no centro histórico da cidade, classificada como Património Mundial da Unesco (foi na Ribeira que a cidade iniciou o seu desenvolvimento através da exploração das potencialidades comerciais do rio), é atualmente devido às suas ruas estreitas, a vista para Gaia, à ponte D. Luís as arcadas e os pequenos prédios com fachadas coloridas, uma das principais atrações turísticas do Porto.

A Ribeira tem animação diurna e noturna e o seu ambiente cosmopolita permite que o visitante possa usufruir de uma forma plena de toda a sua história e tradição.

A Foz do Douro, ou simplesmente Foz, é outro dos locais emblemáticos da cidade do Porto. É aqui que o rio Douro abraça o oceano e podemos vislumbrar a bela paisagem envolvente, sempre com a praia como pano de fundo. Conhecida por ser uma das zonas mais chiques da cidade, a Foz é cosmopolita e o seu passeio marítimo, com inúmeras esplanadas, restaurantes e jardins, faz as delícias dos visitantes.

 

 

A Torre dos Clérigos é outra das principais atrações da cidade do Porto e faz da Igreja dos Clérigos (Séc. XVIII). A torre tem uma altura de 75 metros e para alcançar o topo o visitante tem de subir 240 degraus, a vista soberba de 360 graus sobre a cidade vale bem o esforço.

Ainda na zona dos Clérigos, encontramos a Livraria Lello, inaugurada há mais de cem anos, é um local de paragem obrigatória.

O seu edifício apresenta uma deslumbrante fachada Arte nova com pequenos apontamentos neogóticos, já lá dentro podemos admirar a decoração e a sua imponente escadaria interior que dá acesso ao piso superior da livraria, o grandioso vitral decora o teto. Já foi, por diversas vezes, considerada uma das mais belas livrarias do mundo.

 

A Rua de Santa Catarina, situada na baixa do Porto, é a rua mais comercial da cidade. Atualmente, grande parte dos seus 1500 metros, estão vedados ao trânsito, desta forma o visitante poderá, calmamente, desfrutar do passeio por esta zona comercial repleta de lojas, cafés, restaurantes e vendedores ambulantes.

Ainda na Rua de Santa Catarina, vale a pena entrar e conhecer o Café Magestic, inaugurado no ano de 1921, apresenta uma imponente fachada em mármore com formas sinuosas e três colunas, no interior podemos apreciar a linguagem arquitetónica Arte Nova, com grandes espelhos, rostos humanos esculpidos em estuque, por fim, os detalhes em mármore e bustos felizes conferem um ambiente de luxo e requinte ao espaço. Aqui sente-se a história da cidade e podemos facilmente imaginar como seriam as tertúlias aqui realizadas por membros da alta sociedade portuense.

Quem visita esta zona da cidade não pode deixar de conhecer o Mercado do Bolhão, o mais carismático do Porto. Este mercado existe desde 1850 e foi classificado, em 2006, como imóvel de interesse público. Apresenta uma arquitetura neoclássica e, atualmente, podemos encontrar nas suas bancas uma grande diversidade de produtos frescos.

A Estação de São Bento, trata-se de uma estação ferroviária que, pela beleza arquitetónica do seu edifício, transformou-se numa atração turística da cidade do Porto. Localizado na Praça de Almeida Garrett, o edifício da estação, da autoria do arquiteto José Marques da Silva, tornou-se conhecido pelos azulejos (20.000) do pintor Jorge Colaço, que revestem o seu átrio principal e contam a história da evolução dos transportes em Portugal, bem como episódios históricos passados no norte de Portugal. Para além dos azulejos, o visitante poderá contemplar a imponente fachada do edifício.

 

Situada em plena Avenida da Boavista, a Casa da Música é uma das principais salas de espetáculos da cidade do Porto, mandada construir para ser o palco principal da Porto –Capital Europeia da Cultura, em 2001, contudo, atrasos na sua construção ditaram que a inauguração só viesse a acontecer em 2005. A arquitetura ímpar do edifício tornou a casa da Música um ex-libris da cidade.

 

Desenhada pelo Eng.º Teófilo Seyrig (discípulo de Eiffel), a Ponte D. Luís foi inaugurada em 1886, é constituída por dois tabuleiros em ferro sobrepostos. Tem 395 metros de comprimento e 8 de largura, o seu arco é, ainda hoje, considerado o maior arco do mundo em ferro. A ponte liga a cidade do Porto (zona da Ribeira) a Vila Nova de Gaia, no tabuleiro superior é utilizado pelo Metro, enquanto que o tabuleiro inferior destina-se a veículos automóveis e peões.

 

Atravessando a Ponte D. Luís chega-se a Vila Nova de Gaia e podemos visitar uma das muitas Caves de Vinho do Porto ali existentes. Nesta visita podemos ficar a conhecer as instalações das caves, bem como todo o processo desde a colheita da uva até ao engarrafamento e, no final, provar um copo de vinho do Porto.

 

Situada na zona da Boavista, a Fundação de Serralves, criada em 1989, é o principal espaço cultural no norte do país, composto pelo Museu de Arte Contemporânea, pelo Parque de Serralves e pela Casa de Serralves. O museu integra mais de 4300 obras (entre próprias e coleções privadas objeto de depósito de longo prazo), com particular incidência na arte contemporânea produzida desde 1960. O parque, com 18 hectares, envolve o edifício do museu e prima pela diversidade do seu património arbóreo e arbustivo composto por cerca de 8000 exemplares de plantas lenhosas, representando 230 espécies e variedades…A Casa de Serralves é o expoente máximo da arquitetura Art Déco em Portugal e vale a pena a visita para conferir todos os pormenores arquitetónicos e decorativos impecavelmente conservados.

 

A Catedral da Sé do Porto, situada na Batalha (parte alta da cidade), a sua construção iniciou-se no Século XII. Trata-se de uma igreja-fortaleza, como podemos verificar pela existência das ameias. Ao longo da sua história foi objeto de várias reconstruções, razão pela qual possui características de vários estilos (barroco, românico e gótico), a nave central possui grandes colunas e a decoração é bastante sóbria. O claustro, construído no Século XIV, decorado com painéis de azulejos que ilustram episódios históricos e religiosos.

 

O Parque da Cidade é considerado o maior parque urbano do País (83 hectares, 10 Km de caminhos), foi projetado pelo arquiteto paisagista Sidónio Pardal. O Parque foi inaugurado em 1993, uma das suas características mais notáveis é a presença do elemento “Pedra” tanto na construção dos muros do parque, como nos seus caminhos. Conta ainda com diversos lagos e sua a flora é diversificada. Aqui também podemos encontrar o Sea Life Center, um aquário onde pode-se observar milhares de animais marinhos de cerca de 100 espécies diferentes.

 

Para sair à noite, as Galerias de Paris, situada na baixa do Porto, é uma das zonas mais movimentadas da cidade, em particular durante o fim de semana. Esta zona, faz parte do roteiro de vida noturna da cidade e oferece uma variedade imensa de bares e restaurantes, tais como o More Club, o Porto Tónico, o Era uma Vez em paris, o restaurante Galeria de Paris entre outros.

Festas e Romarias

 

A grande festa anual da cidade do Porto é o São João e ocorre na noite de 23 para 24 de junho. É uma festa de cariz popular, cheia de história e tradições, como os alhos-porros (símbolo de virilidade) que são usados para bater nas cabeças de quem passa (mais recentemente, infelizmente, foram substituídos por martelos de plástico) ou o lançamento de balões de ar quente. O ponto alto da festa é o tradicional fogo de artifício, à meia-noite, junto à ponte Dom Luís I e conta com a presença de milhares de pessoas.

Nos diversos bairros populares do porto organizam-se arraiais, que contam com a presença de cantores, e comem-se sardinhas assadas. A festa de São João costuma durar a noite toda e, os mais resistentes, costumam percorrer a marginal desde a Ribeira até á Foz, terminando a noite na praia.

Comer

 

MUU Steakhouse

Considerado um dos melhores restaurantes da cidade para amantes de carne.

Ambiente descontraído e informar.

Morada: Rua do Almada, 149 A, 4050-037 Porto

Contacto:(+351)914 784 032

 

Paparico

Restaurante que privilegia os pratos tradicionais, decoração com motivos agrícolas. Boa carta de vinhos.

Morada: Rua Costa Cabral 2343, 4200-232 Porto

Contacto:(+351)225 400 548

 

Wine Quay Bar

Tem, provavelmente, uma das melhores vistas sobre o rio Douro. Boas tapas e petiscos servidos em ardósia.

Morada: Muro dos Bacalhoeiros, 111 e 112, 4050-080 Porto

Contacto:(+351)222 080 119

 

Cervejaria Gazela

Esta casa já quase é uma atração turística porque aqui são servidos os melhores cachorrinhos do mundo.

Cervejaria muito simples que vale pela qualidade de tudo o que ali é servido.

Morada: Travessa Cimo de Vila  4, 4000-171 Porto

Contacto:(+351) 222 054 869

 

Café Santiago

Este restaurante tem fama de confecionar das melhores francesinhas da cidade. A sua fama já passou as fronteiras e todos os anos recebe milhares de turistas em busca desta iguaria.

Morada: Rua Passos Manuel 226, 4000-382 Porto

Contacto:(+351)222 055 797

 

Casa Guedes

A sandes de pernil mais famosa do Porto é feita aqui e a receita é simples: o pão ligeiramente torrado é recheado com generosas fatias e aparas de pernil cheias de molho (quem quiser ainda pode pedir um extra de queijo da serra!!!).

Esta tasca antiga, com a vaga turística, ganhou fama e é raro o dia que não está a abarrotar de gente.

Morada: Praça dos Poveiros 130, 4000-098 Porto

Contacto:(+351)222 002 874

Onde Ficar

 

InterContinental Porto – Palácio das Cardosas  5*

Este hotel está localizado muito perto da Torre dos clérigos, estação de São bento e a, apenas, 750 metros da zona da Ribeira, dispõe de centro fitness 24H, Spa, restaurante e bar.

A sua arquitetura é belíssima, trata-se de um palácio do Séc. XVII, completamente renovado.

Morada: Praça da Liberdade 25, 4000-322 Porto

Contacto: (+351) 220 035 600

 

 

 

Pestana Vintage Porto hotel & World Heritage Site 5*

Situado em plena Praça da Ribeira, num edifício do Séc. XVI e com vista para o Rio Douro. Faz parte dos postais da cidade, confundindo-se com os restantes edifícios históricos da zona. Goza de uma atmosfera vintage, luxuosa e romântica.

Morada: Praça da Ribeira 1, 4050-513 Porto

Contacto: (+351) 223 402 300

 

 

Sheraton Porto Hotel & Spa 5*

Localizado a alguns minutos a pé da avenida dos Aliados, este hotel dispõe de quartos modernos e espaçosos, bem como de um Spa.

O restaurante possui uma adega envidraçada.

Morada: Rua Tenente Valadim 146, 4100-476 Porto

Contacto: (+351) 220 404 000

 

Pestana Palácio do Freixo – Pousada & National Monument 5*

Hotel situado muito perto da praia, resulta da recuperação do Palácio do Freixo, edifício do estilo barroco, construído no Séc. XVII. Oferece quartos confortáveis e uma vista fantástica para o Rio Douro

Morada: Estrada Nacional 108, 206 4300-316 Porto

Contacto: (+351) 225 311 000

 

Hotel Infante  Sagres 5*

Este hotel, membro da “Small Luxury Hotels of the world” é um hotel único.

Situado no coração do centro histórico da cidade do Porto, muito perto da zona classificada com Património Mundial da Humanidade.

 

Morada: Praça D. Filipa de lencastre 62, 4050-259 Porto

Contacto: (+351) 223 398 500

 

Hotel da Música 4*

Hotel de design que se encontra instalado no edifício do Mercado do Bom Sucesso. Fica a 3 minutos a pé da Casa da Música.

 

Morada: Mercado do Bom Sucesso, Largo Ferreira Lapa, 21 a 183, 4150-323 Porto

Contacto:(+351)226 076 000

 

 

Vila Galé Porto Ribeira 4*

Hotel recente situado junto ao rio e perto do centro histórico e principais atrações turísticas.

Trata-se de um hotel boutique que resultou da reabilitação de 4 edifícios da zona do Cais das Pedras.

 

Morada: Cais das Pedras 17 a 22-Lordelo de Ouro e Massarelos, 4050-465 Porto

Contacto:(+351) 225 431 229

Gastronomia

 

A gastronomia da região do Porto é bastante variada, marcada por pratos fortes.

No grande Porto existem pratos como as Francesinhas e as Tripas á Moda do Porto que são incontornáveis.

A Francesinha confunde-se com o Porto, faz parte da história da cidade, e mais não é do que uma sanduiche, recheada de carnes (bife, linguiça, fiambre, salsicha, entre outras), coberta de queijo que vaia gratinar sendo, depois, coberta com um molho picante.

As Tripas à Moda do Porto, surgem da necessidade de alimentar bem os soldados portuenses que partiam para conquistar terra aos mouros, as gentes do Porto davam a carne de vaca ao exército e ficavam apenas com as tripas que, depois de cozidas, juntamente com outras carnes, eram servidas com feijão manteiga e arroz branco.

 

Mas, no Porto, também se gosta de petiscar: moela picantes; iscas de bacalhau; peixe de escabeche; mexidos de farinheira; tripas enfarinhadas; orelheira, chouriço assado, são alguns dos petiscos típicos do Porto.

Nesta região podemos comer bons pratos de peixe como o Bacalhau à Zé do Pipo ou o Bacalhau à Gomes de Sá.

No capítulo dos doces, a região é conhecida pelos seus Papos de Anjo, as Lérias, a Aletria de Ovos e o Pudim de Gemas, entre outros.

Artesanato

 

Em termos de artesanato, a região do Porto destaca-se pela filigrana de Gondomar, terra onde se desenvolveu esta arte; as rendas de bilros de Vila do Conde; as rendas de Felgueiras; os brinquedos em lata pintada da Maia e os brinquedos de madeira de Vila Nova de Gaia.

Praias

 

Praia do Homem do Leme

Esta praia situa-se na zona da Foz, tem bandeira azul e é uma praia com rochas, tem 300 metros de areal e é bastante frequentada por famílias em parte devido aos seus dois parques infantis. Possui ainda bar e restaurante de apoio.

Deve o seu nome à estátua que foi erigida para homenagear os pescadores da região.

Fotos

Mapa

Cruzeiro 6 pontes Porto @happyportugal

Cruzeiro 6 pontes Porto @happyportugal

Leave a Review

Your email address will not be published.