PRAIAS COM BANDEIRA AZUL NO CENTRO DE PORTUGAL

87 praias para descobrir no Centro

 

 

Sim, já apetece ir à praia depois de tanto tempo em casa. O sol, os dias grandes e as praias maravilhosas que temos no nosso país são uma verdadeira tentação.

 

Das 360 praias em Portugal que a programa Bandeira Azul (Informação e Educação Ambiental; Qualidade da Água; Gestão Ambiental e Equipamentos; Segurança e Serviços) atribuiu a bandeira azul nesta época balnear, 85 praias são da região Centro de Portugal.

Desse total de 85 praias, 57 são praias costeiras e 26 praias interiores e ainda duas embarcações de ecoturismo.

Uma evidência de que a qualidade das águas nesta região continua irrepreensível e merecedora da confiança dos visitantes. Tantas praias para descobrir!

A Praia de Mira, está de parabéns, sendo a única zona balnear do mundo com Bandeira azul desde a sua criação, em 1987!

Praia-de-Mira desde 1987 com Bandeira Azul
Praia de Mira

 

 

Cuidados redobrados e afastamento social

“As zonas balneares do Centro de Portugal são um importante trunfo da região. Num verão que vai ser seguramente diferente, devido às incidências da pandemia de Covid-19, as praias do Centro de Portugal apresentam-se como uma excelente opção para quem quer evitar aglomerações de pessoas. As praias da faixa atlântica, que se estende de Ovar a Torres Vedras, são caracterizadas pelos grandes areais, onde há muito espaço para estender a toalha com distanciamento de segurança. No interior, dispomos também de praias fluviais com águas cristalinas e onde o espaço também não é um obstáculo”, sublinha Pedro Machado, presidente do Turismo Centro de Portugal.

 

 

Pandemia obriga a regras para utilização das praias

O Governo divulgou no dia 15 de Maio 20, as regras para a ocupação e utilização das praias, no contexto da pandemia de Covid-19.

A distância de três metros entre os chapéus de sol, assim como de 1,5 metros entre cada pessoa, são algumas das medidas, assim como um limite de lotação na praia, a ser implementado através de uma sinalética de cores.

 

 

As 57 Praias Costeiras do Centro com BANDEIRA AZUL:

Cortegaça, Esmoriz, Furadouro, São Pedro da Maceda e Torrão do Lameiro/Marreta (Ovar); Bico, Monte Branco e Torreira (Murtosa); São Jacinto (Aveiro); Barra e Costa Nova (Ílhavo); Areão e Vagueira (Vagos); Poço da Cruz e Praia de Mira (Mira); Praia da Tocha (Cantanhede); Buarcos, Cabo Mondego, Costa de Lavos, Cova Gala, Cova Gala-Hospital, Figueira da Foz-Relógio, Leirosa, Murtinheira, Quiaios e Tamargueira (Figueira da Foz); Osso da Baleia (Pombal); Pedrogão Centro e Pedrogão Sul (Leiria); Paredes de Vitória e S. Martinho do Porto (Alcobaça); Nazaré e Salgado (Nazaré); Foz do Arelho-Lagoa e Praia do Mar (Caldas da Rainha); Baleal Norte, Baleal Sul, Consolação, Cova da Alfarroba, Gambôa, Medão-Supertubos e S. Bernardino (Peniche); Areia Branca, Areia Sul e Porto Dinheiro (Lourinhã); Azul, Centro, Física, Formosa, Foz do Sizandro-Mar, Mirante, Navio, Pisão, Porto Novo, Santa Helena, Santa Rita Norte e Santa Rita Sul (Torres Vedras).

Parais HappyPortugal
Praia de Nazaré

 

São Martinho do Porto - @happyPortugal
Praia-São Martinho do Porto

 

Figueira da Foz, Turismo do Centro de Portugal
Praia Figueira da Foz

 

 

 

As 26 Praias Interiores do Centro com BANDEIRA AZUL:

Quinta do Barco (Sever do Vouga); Valhelhas (Guarda); Lapa dos Dinheiros e Loriga (Seia); Palheiros-Zorro (Coimbra); Reconquinho e Vimieiro (Penacova); Bogueira e Senhora da Piedade (Lousã); Louçainha (Penela); Côja, Peneda Cascalheira-Secarias e Piódão (Arganil); Alvôco das Várzeas e Avô (Oliveira do Hospital); Canaveias e Peneda (Góis); Janeiro de Baixo, Pessegueiro, Praia de Pampilhosa da Serra e Santa Luzia (Pampilhosa da Serra); Agroal (Ourém); Bostelim (Vila de Rei); Carvoeiro (Mação); Aldeia do Mato e Fontes (Abrantes).

econquinho Penacova, HappyPortugal
Praia Fluvial do Reconquinho Penacova

Praias Fluviais
Praia Fluvial Lapa dos Dinheiros

Praia Fluvial, Centro de Portugal
Praia Fluvial de Cavoeiro

 

As 2 Embarcações de ecoturismo com BANDEIRA AZUL:

Argus e Bennu (Nazaré)

Início da Época Balnear

A diferente época balnear deste ano, começa oficialmente a 1 de junho e apesar da Bandeira Azul é da consciência de todos adaptar os cuidados de segurança de distância de três metros entre os chapéus de sol, assim como de 1,5 metros entre cada pessoa.

Vamos a banhos, sim, mas com as precauções necessárias.

Todos agradecemos o cuidado de todos!

 

Pode ver aqui a listagem de todas as praias com Bandeira Azul em Portugal

Leave a Review

Your email address will not be published.