The Yeatman

Espírito do vinho

 

Há mais de 300 anos que o Porto é procurado e acolhe famílias britânicas, que ao longo de gerações se têm dedicado ao comércio do Vinho do Porto.

 

Em 1838, a famíla Yeatman, quando iniciou o comércio de vinho do Porto, era tida como uma das mais distintas e empreendedoras famílias produtoras de vinho do Porto. Os anos passaram, mas a tradição foi mantida entre as suas gerações. São proprietários de três das mais famosas empresas de Vinho do Porto.

 

No anos 90, a família abriu o primeiro hotel no Vale do Douro, uma propriedade pertencente à cadeia Relais & Châteaux. Em Agosto 2010, abriu o The Yeatman, o seu nome é em comemoração à forte ligação existente entre a história da família e a cidade do Porto. Um hotel Vínico de Luxo, com uma excelente localização, proporcionando vistas deslumbrantes para o rio Douro e o centro histórico do Porto.

 

| MOSTRAR MAIS |

 

Já a noite caía na cidade, quando chegámos ao The Yeatman, fomos recebidos por uma equipa muito acolhedora, que nos levou aos nossos aposentos, um quarto com o nome Adega Mayor.

De tão acolhedor que era que não apetecia sair. O “welcome drink” foi levado para o terraço para ser saboreado juntamente com a vista deslumbrante que os nossos olhos alcançavam. Uma vista desafogada para a zona ribeirinha e para o rio Douro.

 

Os quartos

 

Distribuídos por 5 “socalcos” estão oitenta e dois magníficos quartos e suites, todos com um terraço privado de 12m2. Os quartos são elegantes e luxuosos, muito espaçosos onde o mais pequeno tem 36 m2, com uma decoração clássica e discreta. Todos os quartos são diferentes e personalizados, decorados por diferentes produtores de vinho portugueses, como por exemplo o quarto Licor Beirão, Porto Ferreira ou Yeatman.

 

A pérola do The Yeatman, é a “Bacchus Suite”. Uma homenagem ao Deus Romano do Vinho, tornando-se a acomodação mais exclusiva e privada do hotel.

 

O restaurante Gastronómico do The Yeatman

 

Depois de um relaxante banho de espuma com produtos Caudalie, descemos para o restaurante, com decoração clássico e como não podia deixar de ser uma vista espectacular. Adivinhava-se um soberbo jantar apresentado pelo Chef Ricardo Costa, detentor de duas estrela Michelin. O ambiente é elegante e escolhemos o menu degustação, uma sugestão do Chef, que não podia ter sido melhor. A confeçcão dos produtos de elevada qualidade é muito cuidada, a apresentação de cada prato, é uma verdadeira obra de arte, muita dedicação e talento são necessários para a sua preparação. A carta dos vinhos é excelente, com uma garrafeira composta por mais de 25 mil garrafas e mais de mil vinhos, foi distinguido com o prémio de Melhor Carta de Vinhos.

 

Existem também salas onde se fazem jantares privados, sempre com o acompanhamento do chef Ricardo Costa.

 

Dick´s Bar

 

Depois de um memorável jantar, o ambiente do Dick´s Bar é o local perfeito para quem pretende relaxar e degustar um copo de vinho ou cocktail, um bar que reproduz o ambiente distinto e acolhedor de um clube privado.

 

Perto do hotel

 

 

No dia seguinte fomos visitar o centro histórico, que é Património Mundial e fica a dez minutos a pé do hotel. Pelo caminho aproveitamos para visitar as caves de vinho Taylor´s, Croft, da Offley e da Graham´s. Entre ruas estreitas chegamos ao cais do rio Douro. Atravessamos a centenária ponte Dom Luís, projectada por Teófilo Seyrig, discípulo e colaborador de Eiffel. No centro histórico encontram-se edifícios com arquitectura fascinante, restaurantes, bares, esplanadas, lojas típicas, pessoas que ali sempre moraram à conversa com turistas e um movimento que apetece fazer parte.

De regresso nada como um bom mergulho numa das duas piscinas do hotel. Preferimos a interior, pois ainda estávamos no inverno, com água aquecida e mais uma vez uma vista única. Depois chegou a altura de conhecer o excelente SPA – Vinothérapie Spa – que o hotel disponibiliza, como não podia deixar de ser os seus tratamentos são à base de vinho, não estivéssemos nós num hotel vínico! O ambiente é zen e por todos os recantos do SPA sentimos-mos leves e em paz. Existem banhos de imersão em barris, evocando novamente o espírito do vinho, onde a sua pele vai sair nova como a de uma bébé.

Para quem procura fazer eventos ou reuniões de empresa, existem onze salas de várias dimensões, equipadas com a mais avançada tecnologia audiovisual e um completo serviço de catering.

Um hotel que deixa vontade de voltar… sempre!

 

Saber mais sobre o PORTO

Fotos

Mapa